sexta-feira, 17 de setembro de 2010

GRUPO DE ARTESÃS DE APODI SÃO EXEMPLO DE AUTO-ORGANIZAÇÃO E AUTONOMIA ECONÔMICA.

O grupo de mulheres artesãs Arte em Palha foi criado no dia 15 de outubro de 2002, tendo como missão desenvolver o artesanato local, com autonomia, de forma justa e solidária, proporcionando o desenvolvimento sustentável.
Atualmente, o grupo é formado por nove mulheres agricultoras da comunidade Trapia II, localizada no município de Apodi/RN, que trabalham e desenvolvem o artesanato em palha de carnaúba, planta típica da região.

PRINCÍPIOS
O grupo segue os princípios da economia solidária, baseados na união, no respeito, na solidariedade, no compromisso, buscando com isso desenvolver e preservar a cultura e o conhecimento da arte de se trabalhar com a palha, seja através da confecção dos produtos artesanais ou da organização do grupo.

AUTO-ORGANIZAÇÃO
O Arte em Palha apresenta um potencial que é ressaltado pela união e a organização, tanto no controle da produção como na participação das componentes em feiras, eventos, seminários, intercâmbios e capacitações.
Entre os produtos elaborados pelo grupo estão cestas, bolsas, baú, carteiras, pastas para eventos, chapéus, porta lápis, porta gelo, frasqueiras, bandejas, jarras, vassouras.

DIFICULDADES
Com relação à produção e comercialização, verifica-se uma limitação na aquisição dos insumos e matéria prima, bem como uma baixa comercialização. Isso é reflexo da dificuldade de comercialização do artesanato, recursos limitados e falta de uma política sistemática de apoio aos diferentes grupos que desenvolvem o artesanato.
É importante salientar que o artesanato envolve várias atividades que vão além da própria produção, ou seja, é uma atividade que fortalece e resgata a cultura local, valoriza o trabalho das mulheres, garantindo a presença em espaços de articulação, construção política e comercialização, como a Rede Xiquexique, a Marcha Mundial das Mulheres, o Centro Feminista 8 de Março, a Feira da Agricultura Familiar de Apodi, Casa de Cultura de Apodi e outros eventos.

Contato do Grupo: (84) 91830743/ (84) 91377940.
FONTE . Noticias do Campo

Um comentário:

eliane disse...

Esaas mulheres são uma guerreira,lutam contra tudo.Parabéns!