quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deputado Kelps Lima articula reuniões produtivas em Natal com produtores da CAL de Soledade

 
Em uma articulação do Deputado Kelps Lima, com o apoio do Vereador natalense Rafael Mota uma comissão da ASPOCAL, associação dos produtores de CAL de Soledade se reuniu nesta quarta-feira, 08 em Natal com o secretário de desenvolvimento econômico do estado Rogério Marinho e com o diretor do IDEMA no RN, Manoel Jamir Fernandes Júnior.

Os produtores estiveram representados por Elson Marinho, presidente da associação, Saúde do Cal, Júnior do cal, Antonio, Gorete do cal, Júnior do cal, Marcondes Justino e De Assis do Cal, empresários que geram direta e indiretamente mais de mil empregos na região da Chapada do Apodi, principalmente no período de safra que acontece no segundo semestre do ano.

Na reunião com o secretário de desenvolvimento econômico do estado, o mesmo disponibilizou uma assessoria técnica que irá elaborar juntamente com os produtores um projeto para buscar credito junto ao banco do Nordeste do Brasil para melhoramento e ampliação da produção da CAL no Distrito de Soledade, que mesmo sendo centenária ainda é artesanal.

No IDEMA a comitiva de Soledade ouviu do diretor do órgão empenho em priorizar as licenças de queimas aos membros da associação, inclusive afirmou que em até um período de dois meses, os mesmos estariam legalizados nessa questão, ou seja, com suas licenças, não temendo assim a fiscalização do órgão.

“Quando estivemos em Soledade podemos conhecer de perto os anseios desses batalhadores geradores de renda naquela região, e por isso articulamos com o nosso companheiro e Vereador Rafael Mota, para que pudéssemos ajudar esses produtores no que for possível, e vamos acompanhar todos esses processos a fim de garantir que todos esses pleitos aconteçam” afirmou o deputado Kelps Lima.
Em mãos de um projeto que será formulado nos próximos dias uma comissão dos produtores voltará a Natal possivelmente já na próxima semana aonde irá ao banco do nordeste pleitear recursos, e ainda terá uma reunião com o representando do DNOCS onde tentará viabilizar o uso da lenha das áreas desmatadas para implantação do projeto de irrigação da Chapada do Apodi.
“Fiquei muito otimista, e este é sentimento dos meus colegas produtores para que possamos conseguir avançar nessa nossa atividade que de grande importância para a Chapada do Apodi” disse Saúde do cal, produtora em Soledade. FONTE: blog do josenias freitas

Nenhum comentário: