quinta-feira, 4 de abril de 2013

FUMAÇA DO ATERRO SANITÁRIO DE APODI PREJUDICA POPULAÇÃO.


No final da tarde desta terça-feira (02 de Abril), a população de Apodi mais uma vez sofreu com uma nuvem de fumaça tóxica que tomou conta da cidade. A nuvem de fumaça é originada do aterro sanitário da cidade, que fica na chapada do Apodi, e freqüentemente tem sido queimado como forma de eliminar o volume de lixo ali existente.

A nuvem de fumaça produzida por este queima é composta por vários gases tóxicos, entre eles o CO² (gás carbônico), que pode provoca inúmeras doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma, alem de outros problemas, tais como: irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório (quando os poluentes chegam à circulação).

Além dos males provocados pela queima do lixo do aterro sanitário, o mesmo ameaça contaminar o lençol freático (pelo processo conhecido como lixiviação que é provocado pelas águas da chuva, que devido ao solo se torna mais permeável, facilita que os líquidos que saem do lixão, o chorume, que é 10 vezes mais poluente que o esgoto, possa chegar às águas do subsolo).

A água do lençol freático da chapada do Apodi é utilizada para abastecer varias cidades, são elas: Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo.

Nenhum comentário: