quinta-feira, 21 de junho de 2012

Chuva causa danos em 17 municípios e afeta mais de 50 mil pessoas no Paraná.


A chuva que atinge o Estado do Paraná nos últimos dois dias afetou mais de 50 mil pessoas em 17 municípios que sofreram algum tipo de dano. Segundo o mais recente balanço divulgado pela coordenadoria estadual da Defesa Civil, nesta quarta-feira, 112 casas ficaram danificadas e duas, no município de Porecatu, região noroeste, foram destruídas por enxurradas.
No total, 51.483 pessoas foram afetadas de alguma forma por alagamentos, enxurradas ou deslizamentos, nas regiões norte, norte pioneiro, noroeste, oeste e metropolitana de Curitiba. Cerca de 790 pessoas – a maior parte (500) em Bandeirantes, na região norte - precisaram ser alojadas em abrigos públicos. Outras 86 pessoas foram para casas de parentes ou amigos. Em Londrina, a prefeitura decretou situação de emergência em razão dos estragos causados pelas chuvas.
Em dois dos 17 municípios afetados, houve deslizamentos de terra: Sertaneja, na região norte, onde o problema atingiu estradas; e Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, onde três pessoas foram afetadas.
Nesta quinta-feira, sairão de Curitiba dois caminhões carregados com um total de 3,3 mil cobertores, doados pelo Provopar. Os cobertores serão distribuídos pela Defesa Civil estadual nos municípios afetados pelas chuvas.
De acordo com o chefe da seção de Planejamento da Defesa Civil, capitão Eduardo Pinheiro, também estão sendo providenciadas roupas para envio às famílias necessitadas. Ele informou que até agora não há pedido de outro tipo de ajuda, material ou operacional, por parte dos municípios. “A Defesa Civil permanece em alerta e nossas regionais estão em todos os municípios afetados prestando ajuda às prefeituras, responsáveis pela primeira resposta nesse tipo de situação”, afirmou.

Nenhum comentário: