sexta-feira, 18 de maio de 2012

GREVE PRA TODO LADO.


Os alunos das duas universidades públicas de Mossoró tem algo em comum: estão sem aula. Após os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), paralisarem o calendário pela segunda vez em menos de dois anos, foi à vez da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), também entrar em greve.

Em Assembleia Geral realizada na última terça-feira, os docentes da universidade federal decidiram por unanimidade paralisarem as aulas a partir do dia de hoje. Os motivos que levaram os professores a aderir à greve foram vários. Entre eles, o principal é a estruturação dos cargos e o desenvolvimento da carreira acadêmica.

O professor de computação da Ufersa, Paulo Gabriel Gadelha, foi claro e objetivo ao dizer porque a greve não tem previsão para o fim. “Sem tempo definido. Depende do governo respeitar a gente, o que é difícil”, limitou-se.

Os técnicos-administrativos da Ufersa estão com o indicativo de greve marcado para o próximo dia 30 deste mês, e também podem aderir ao movimento. A aluna do curso de Biotecnologia, da Ufersa, Sara Costa, afirmou que compreende o motivo da greve.

“Um escrivão da polícia que tem nível médio ganha mais que um professor que tem doutorado”, comentou. Adolpho Lucas, estudante de Direito, da Ufersa, também é a favor da greve. “As reinvindicações da classe docente é super válida, tanto na questão da melhoria de trabalho, quanto na questão salarial. O reajuste proposto pelo governo federal é muito insuficiente. A educação merece maior investimento”, disparou.


Nacional - O Sindicado Nacional dos Doscente das Instituições de Ensino Superior (ANDES), informa que a categoria pede carreira única e incorporação de gratificações em 13 níveis renumeratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário do Diesse (R$ 2.329,35).

A decisão pela greve foi tomada sábado passado, em Brasília, em reunião que contou com representação de 60 pessoas de 43 instituições federais, entre estas a UFERSA.





Um comentário:

Caubí Torres disse...

Mande sua quadra pra gente postar no blog.