segunda-feira, 27 de junho de 2011

A TRADIÇÃO DO BOLO PÉ-DE-MOLEQUE.

O bolo preto, também conhecido como pé-de-moleque é um doce típico da culinária brasileira, feito a partir da mistura do sabor da castanha e da rapadura.

Neste domingo você vai aprender a receita desse bolo que não é mania apenas no período junino, mas o ano todo. E a Panificadora Gosto de Pão ajudou a preparar esse doce delicioso.

Mas, antes de preparar o prato eu tentei descobrir o porquê do nome “Pé-de-Moleque”, e segundo minha querida avó Tereza Viana, o nome se dá devido à aparência do bolo depois de pronto que tem semelhança com a cor e calos dos pés dos moleques que viviam correndo descalços pelas ruas.

História é o que não falta, mas independente da origem do nome, o que vale é o sabor que podemos desfrutar desse doce que é tão solicitado principalmente, nas festas juninas por todo o país.

O pé-de-moleque surgiu em meados do século XVI com a chegada da cana-de-açúcar à Capitania de São Vicente, trazida pelo navegante Martim Afonso de Sousa. O pé-de-moleque é extremamente popular no Brasil.

A cidade de Piranguinho, no sul do estado de Minas Gerais, passou a ser reconhecida como a Capital do Pé-de-Moleque, pela famosa produção artesanal do tradicional pé-de-moleque mineiro. Piranguinho ainda tem se destacado no cenário nacional, através da festa do maior pé-de-moleque do mundo, que já faz parte do calendário cultural de festividades do município.

O destaque da festa é a produção e distribuição do maior pé-de-moleque do mundo que já chegou a ter 12 metros de comprimento por 1 metro de largura.

Depois de tanta importância, o pé de moleque chega à sua cozinha e quem vai ensinar essa receita é o confeiteiro, da Panificadora Gosto de Pão, Ronivon Ferreira.

Ingredientes:

- 1 kg de rapadura preta
- 300 g de castanha
- 500 g de farinha de mandioca
- 250 ml de leite de coco
- 600 ml de leite de gado
- 100 g margarina
- 350 ml de água
- cravo e erva-doce à gosto

Modo de preparo

Em primeiro lugar, quebra-se a rapadura em pequenos pedaços, para ficar mais fácil de desmanchá-la, junta à água e leva ao fogo até desmanchar completamente.

Em seguida, coloca em um recipiente a farinha, margarina, cravo e erva-doce e acrescenta o mel da rapadura ainda quente.

Mexe até a massa se tornar uniforme. E acrescenta o leite de coco e o de gado e continua mexendo. Feito o processo, põe em uma forma untada com margarina e depois polvilha com castanha. Agora pode levar ao forno e deixe por cerca de 40 minutos.

Ao tirar do forno está pronto para servir um dos doces mais solicitados da festa junina e essa porção serve mais de 20 pessoas, segundo Ronivon Ferreira. FONTE: no minuto.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo disse...
EM APODI SE FAZ E DESFAZ.
Hoje Apodi foi destaque no RNTV, assisto todos as cidades mas não sei se por ser Apodiense na minha opinião foi o melhor programa, e tivemos a oportunidade de ver nossa riquezas sendo mostrada, como o mel, a castanha o caprino, o lajedo com seu calcario, enfim terra rica, mas de politiocos com mentes pequenas, não contive a emoção ao falarem de nossas riquezas, que estão prestes a ser assassinada, pois sabemos que este projeto de irrigação defendido pelos incompetentes: Dnocs, Elias Fernandes, Henrique Alves, sindicato patronal, Eron Costa, que iniciou com a cadeia do Mel em Apodi,e hoje quer destruir e todos os politicos de Apodi sem nehuma exceção,este projeto matara nossas abelhas com o agrotoxico, não permite a criação de ovinos, caprinos e bovinos, sabemos que é na chapada que temos o mel, o leite para abastecer as usinas e os caprinos mostrado, inclusive por um vereador, e este tambem esta a favor do projeto, a agricultura familiar sera assassinada, pois la eles trabalham com organicos e o projeto usa o agrotoxico porisso no ceara o alto indice de cancer cresce a cada dia, pois é Apodi, este program de hoje é para ficar guardado em nossas lembranças, pois quando tivermos filhos e netos e bisnetos eles vão dizer poque destruiram nossas riquezas e envenenram o nosso povo, tenham a certeza se no proximo ano o RNTV voltar aApodi, só tem a contar O Apodi do ja teve: MEL, CASTANHA, LEITE, OVINOS, CAPRINOS E AVES,e so vão mostrar, que os politicos destruiram Apodi,DEPUTADOS,SENADORES PRESIDENTA DILMA, PREFEITA E VEREADORES, so vai ter pessoas desabrigads morando em baixo da ponte, pois foram despejados pelo DNOCS, escravos trabalhando para os empresarios e toda a populçao com doenças causadas pelo agrotoxico: cancer, leucemia, alergias e etc. A reportagem será o APODI DO JA TEVE.

Daniella disse...

que coisa mais maravilhosa...bolo pé de moleque....qm me déra um aqui comigo agora!!!
kkkkkkk

Mas, agradecida ao site pela receita...vou fazer uma ainda essa semana...Muito grata!!

Valeuuu Castelo Morais!
Sempre com materias de encher os olhos!