quinta-feira, 19 de maio de 2011

PROJETO DA MORTE, DIZ PRESIDENTE DO STTR DE APODI.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município de Apodi, Francisco Edilson Neto, trouxe para a reunião do colegiado territorial uma discussão muito importante. Trata-se do projeto de irrigação de 5 mil hectares da Chapada do Apodi com base no modelo tecnológico desenvolvido no baixo Assu.

Projeto de morte foi o adjetivo que o presidente Edilson deu para caracterizar um investimento de R$ 275.000.000,00 numa tecnologia altamente dependente de agrotóxicos e modelo de retirada de famílias para redistribuição da terra em bases de lotes que serão repassados para profissionais das ciências agrárias, empresários e novos agricultores.

Alternativamente, o sindicalista falou do sucesso atual da agricultura familiar que vem conseguindo elevar o padrão de vida das famílias do campo a partir de atividades agroecológicas que combina diversos tipos de criações animais com policultivos de grãos, frutas e hortaliças. “A Chapada é hoje uma grande produtora de mel e a renda das famílias assegura as três refeições, a compra de eletromésticos, melhorias habitacionais e a aquisição de meios de transportes. Vivemos felizes em paz com a natureza. Isto é sucesso”, concluiu Edilson.


espiei no STTR.blogspot.

9 comentários:

Anônimo disse...

castelo pela primeura vez estou fazendo um comentário nesse espaço, só queria deixar registrado o seguinte, o Sr. Edilson já faz mais de uma década que eatá a frente desse sindicato e até já pensa que é dele, não sabe do tamanho da importancia para o desenvolvimento do nosso município, quantos empregos vai gerar pra população, vem falar de que esse é um projeto de morte. Edilson, solte o " osso" , não conheço nem um proprietário desse que estão querendo barrar o projeto que dá emprego a uma pessoa se quer. por favor poste este comentário, obrigado.....

Daniella Fernandes disse...

é uma vergonha ter quem tanto concorde com um projeto desses, cadê que patrocinam melhores condições de trabalho para esses produtores rurais!?!?!
vergonha!

francisco fernandes disse...

anonimo porque voce nao tem corange para se endetificar defenda o projeto, os agricultores tem investimento no assetamentos,o gorveno federal,estadual,sera que o mandato que os socio derao a ele ate 2012 nao e legitimo,em apodi tem pessoas que ta 20 anos no poder voçe nao dar fe,voçe diz isto porque nao vive,talvez en apodi ou tem um emprego muito bom,se todas pessoas que diz que repesetar o povo de apodi fizer apenas a metade que edilson e os agricultores faz o nosso apodi seria muito mas bom o nosso apodi,compare as comunidades eassetamentos na epoca de 1984 a2011 voce vai vez mudança,o que voçe fez pelo nosso apodi,renpoda.

Anônimo disse...

Caro anonimo que efendeu o projeto e atacou Eilson, voce conhece pelo menos algum agricultor da chapda pra dizer que não estão contra o projeto, pois sou filho de agricultor e meu pai esta conta o projeto, pois meu pai vive do pouco que prouz, mas produz sem agrotoxco e dar muito bem para nossa sob revivencia e como meu pai ja tem 65 anos não podera concrrer aos lotes e ai onde meu pai vai morar? voce que defende deve ter algo a lucra com estas empresas que envenenarão nosso povo e escravizarão nossos pores agicultores, se não pode ajudar a quem precisa fique calado, pois este meio de informação nos ajudam bastante.

marcus vinnicius - Horizonte CE disse...

EU SÓ ACHO INCRIVEL É QUE QUANDO SE TEM ALGUMA PESSOA QUE LUTA POR UMA CAUSA JUSTA COMO ESSA. AINDA TEM GENTE CONTRA.
O MUNDO VIVE HOJE UMA EXPECTATIVA MUITO GRANDE NO QUE DIZ RESPEITO A FALTA DE ÁGUA NO PLANETA, A CHAPADA DO APODI NO LADO CEARENÇE JÁ ESTÁ CONTAMINADO. ENTÃO AINDA APARECE UM MANÉ DESSES DIZENDO QUE O PRESIDENTE DO SINDICATO ESTÁ ERRADO. MINHA NOSSA, PODE OLHAR QUE ESSE ANÔNIMO É BAITA DE UM PREGUISOZO QUE NÃO TEM CORAGEM DE FAZER NADA NEM MESMO SE IDENTIFICAR. PARABÉNS SENHOR EDILSON CONTINUE ASSIM. QUANDO UM DIA EU FOR AI NA SUA TERRA GOSTARIA MUITO DE TE CONHECER.E parabéns pra vc blogueiro pela postagen continue assim vc está contribuindo e muito pra salvar o nosso planeta

Anônimo disse...

desevolvimento en apodi era se a UFESAR, tivese ficado aqui mas em apodi so fica o nao interesa a populaçao,projeto dessa qualidade era para que defende trabalha com ele ganha dinheiro e morre,mas os agricutores prefere vive dignamente produzindo e protegendo o meio anbiemte do que ganha dinheiro e morre, apodi aconde en quato tem tempo para sobreviver.

Anônimo disse...

Porque fortalecer o agronegócio, será que meia dúzia de emprego que vai se gerado... é o suficientes para compensar a saída de centenas famílias das suas comunidades?????? não seria melhor que esses 275.bilhões fossem investido na agricultura familiar? não traria mais benefícios para população?.... se falar na quantidade de pessoas que serão contaminadas com agrotóxicos.. percebam uma coisa, no Brasil sempre se insistiu grandes latifundiários,gerando desemprego e criminalidades.. a final... se só tem oportunidades de investimentos e financiamentos os ricos, o que será dos jovens agricultores se estes forem expulso de suas terras????.... terá empregos para todos????? ou ficarão ociosos aumentando a criminalidade nas cidade???? não e pode julgar a primeira informação, pois, são as grandes empresas que dominam a mídia no mundo. uma coisa e certa grandes empresas só visam LUCRO , não se importam com a qualidade de vida da população, tão pouco com seus funcionários.. Parabéns STR pela coragem e pela iniciativa de trazer a tona uma discussão tão importante quanto a extinção do uso de agrotóxicos ..... de que adianta exportar bilhões em produtos para outros países, se No Brasil, existem milhão de pessoas vivendo a baixo da linha da pobreza.... Podemos chamar isso de desenvolvimento????? ou será mais uma maquiagem de nossos governantes........ é esse o modelo desenvolvimento que queremos???
Assina : Alexandre Freitas

Anônimo disse...

Ola Castelo Bom dia: diante dos 07 comentarios feito no seu blog, queria comentar sobre o consencio das pessoas que tem algum vinculo com a agricultura famliar, dos 07 comentarios a penas um Nunca trabalhou, ou não depedente da agricultura que eu acho impossivel, se ele pensar assim só pode ser do grupo da elite ou um puxa saco dos poderes nas tres esferas, sejam presidencial,estadual ou municipal, mas isto e vergonhoso ter pessoas que não exegam a libertação dos trabalhadoes(as) no trabalho secravo, e não exegam o desenvolvimento da agricultura na chapada do apodi, sabemos que o proprio municipio aposta muito no progresso deste projeto mais e claro sabemos que o valor do projeto e de 250.000,000.00, para o municipio vai render nada mais de que 40.000,000.00 de ICMS dos 5% que o municiipo vai receber, caro anônimo que feis o primeiro comentario sera que voce não tem neuma pessoa que sera atigida pela desapropriação,amigo são 150 familias que estão sendo espussas de suas terras, por exemplos temos familias na chapada com mais de 100 anos que moram nas mesmas e a visão deste projeto e por curtos prasos e muito lucors, sabemos que o agronegcio ainda entedera de que as pessoas não comen dinheiro.

Assina: um Forte Sonhador

Anônimo disse...

a prefeita vai defender,porque ela quer reçeber o ISS da obra( E A OBRA È DE LULA<ELA NÂO TEM NADA A VER VIU),e deixar a gente mais dependente das migalhas,é bom para ela,agora vote mais nelamnem estrada ela fez para agente,agora começou a campanha ela vai fazer tudo,com dinheiro federal,porque com o da prefeitura nunca tem,vamos colocar ela no bolso dessa veis,basta.VOTEI NELA PARA NUNCA MAIS,A CONTRUÇÂO QUI DE SOLEDADE E PROGRAMA IMPLANTADO EM TODAS AS CIDADES PARA A SAUDE VIU GOGO.