quinta-feira, 14 de abril de 2011

NOTÍCIA PREOCUPANTE.


Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), órgão ligado à presidência da República, prevê que as obras em 9 aeroportos de cidades sedes da Copa 2014 não ficarão prontas até o evento.

A Infraero informou que "Sobre o estudo em questão, a Infraero desconhece as bases técnicas utilizadas e não participou de qualquer discussão, de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito."

O estudo, assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, aponta que a média de prazo de obras de infraestrutura de transporte no país é de 80 meses após o fim da fase de projetos.

De acordo com os pesquisadores, as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT) em 2010 ainda estavam em fase de projeto e só ficariam prontas em 2017, caso os prazos médios de elaboração de projetos, licenciamentos etc, sejam iguais aos da média no país. Já os de Confins (MG) e Porto Alegre (RS) estão com projetos básicos prontos e também não ficariam prontos a tempo da Copa. O estudo também critica o plano de ampliação da Infraero para estes aeroportos.

Segundo o estudo, ainda que a média de crescimento do número de passageiros seja um pouco menor nos próximos quatro anos, quando as obras ficaram prontas a capacidade dos aeroportos já estará no limite novamente.

Um dos exemplos citados é o do Aeroporto de Vitória, que tem previsão de ampliação para 2,1 milhões de passageiros/ano e, em 2010, o aeroporto já teve 2,3 milhões.

Os estudiosos apontam que a Infraero apresenta nos últimos anos dificuldades para aplicar seus planos de investimento. Segundo eles, no período entre 2003 e 2010, a empresa só aplicou 44% dos recursos que estavam previstos para ampliação de aeroportos. De acordo com eles, de 2009 para 2010, três aeroportos (Natal, Manaus e Maceió) passaram à categoria de "Situação Crítica", ou seja, estão com número de passageiros acima de sua capacidade prevista. Dos 20 maiores aeroportos, 14 estão em situação crítica.

Três estão em situação "preocupante" (ocupação acima de 80%) e três estão em situação adequada (abaixo de 80%). FONTE . FOLHA.COM

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