sábado, 18 de dezembro de 2010

CURIOSIDADES NATALINA 03

Árvore
A árvore de Natal surgiu cerca de um ou dois milênios antes de Cristo. Naquela época, os povos que estavam se espalhando pela Europa e Ásia consideravam as árvores a expressão das forças fecundantes da natureza. Inicialmente, o carvalho era considerado a árvore-rei. No inverno, ele perdia suas folhas, e os galhos eram cobertos de enfeites para compensar esta perda.

Segundo uma lenda do século VIII, quando um carvalho sagrado venerado pelos pagãos caiu sobre um abeto que, apesar do golpe, ficou de pé, este foi proclamado a “Árvore do Menino Jesus”. Sua forma triangular fora adotada como o símbolo da Santíssima Trindade.

A atual árvore de Natal apareceu na Alemanha, no século XVI. No século XIX, em 1837, a esposa alemã do duque de Orleans introduziu este costume na França. Ainda no século XIX, a tradição chegou à Inglaterra e a Porto Rico. Em 1912, Boston, nos Estados Unidos, inaugurou uma árvore iluminada numa das praças centrais da cidade, algo que acabou se espalhando pelo mundo – inclusive em países não-cristãos. No século XX, tornou-se tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

No Rio de Janeiro existe a tradição de se montar uma árvore flutuante na Lagoa Rodrigo de Freitas. Considerada a maior do mundo, a árvore tem 82 m de altura e, em 2010, será iluminada por por meio de 105 quilômetros de mangueiras luminosas, 3,3 milhões de microlâmpadas e 2.100 estrobos, que produzem o efeito de estrelas brilhando.

.

Nenhum comentário: