quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CONHECENDO AS PLANTAS 01

Apartir de hoje o nosso blog vai trazer postagens sobre as plantas
Feijão
Nome científico: Phaseolus vulgaris
Família: Fabáceas (sinônimo: Leguminosas)
Nome comum: feijão, feijoeiro, feijão-comum
Origem: México e América Central
Descrição e característica da planta: o feijoeiro é uma planta herbácea, baixo porte, produz sementes em vagens, grãos de diversos tamanhos, formas e cores e a cultura é de ciclo anual. As flores são hermafroditas, pois têm os dois sexos na mesma flor. A folha é composta de três folíolos grandes com formato de coração, sendo dois laterais e um no centro. As suas raízes são superficiais no solo e têm a capacidade de fixar o nitrogênio do ar, graças à formação de bolinhas nas suas raízes, provocadas pela ação de uma bactéria do gênero Rhizobium. O nitrogênio é um dos elementos essenciais ao bom desenvolvimento de plantas. O feijoeiro é cultivado em todos os estados brasileiros e não tolera geada. A propagação é por sementes e a sua germinação ocorre dois a três dias após a semeadura.
Produção e produtividade: o Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de feijão, seguido pelo México. Segundo a FAO (Órgão das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura), 107 países produzem feijão. Desses, os maiores exportadores de feijão, segundo EMBRAPA (2001) (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), são: Myanmar, China, Estados Unidos da América do Norte, Argentina e Canadá. A produtividade média brasileira é muito baixa, em torno de 550 quilos por hectare. Isso em grande parte devido ao plantio consorciado com outras culturas e à adoção de baixa tecnologia. Mas a produtividade entre os produtores mais tecnificados pode chegar a 4.000 quilos por hectare. Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Bahia são os maiores produtores.
Utilidade: o feijão constitui um dos mais importantes alimentos na dieta do brasileiro, porque contém teor médio de 22% de proteína e é rico em ferro. Ele é consumido como feijão cozido, feijoada, virado, saladas e doces diversos.

Nenhum comentário: