quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O DIREITO DE APRENDER: UNICEF apresenta experiências do projeto Educação de Qualidade no Semiárido

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) realiza, no Recife, o II Seminário Regional O Direito de Aprender: experiências de educação em Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A cerimônia de abertura foi às 14h desta terça-feira (9/11) contou com a presença da Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Durante o seminário, serão apresentados os resultados sobre a aprendizagem de 3 mil crianças e adolescentes monitorados pelos parceiros do UNICEF em Alagoas (Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário), Paraíba (Casa Pequeno Davi e Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes) e Pernambuco (Tempo de Crescer e Serviço de Tecnologia Alternativa – Serta). Participaram dos projetos 465 professores de 114 escolas públicas. O estudo está baseado na gestão por resultados, com a construção de uma base de dados que monitora e avalia os processos educativos e os resultados da inclusão escolar e a aprendizagem de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

As escolas foram selecionadas a partir de critérios de maior vulnerabilidade das crianças que participavam dos projetos sociais desenvolvidos pelos parceiros do UNICEF. A adesão dos gestores escolares, gestores municipais e das redes de proteção social que atuavam na área de abrangência das escolas foi outro critério, além do interesse maior do UNICEF em contribuir na promoção do direito de aprender de cada criança e adolescente. E o sistema informatizado de acompanhamento e monitoramento das crianças e adolescentes estará disponível para todas as escolas interessadas, como produto da parceria.

O evento reunirá cerca de 250 articuladores do Selo UNICEF Município Aprovado, conselheiros de direitos, educação e assistência, representantes de grupos de adolescentes que desenvolvem projetos pela convivência com o Semiárido e especialistas em educação. Além das palestras e debates, haverá o lançamento da publicação Educação de qualidade: experiências que contribuem para o direito de aprender em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, com texto e pesquisa da consultora do UNICEF Celma Tavares, e uma exposição das experiências de escolas participantes do projeto Educação de Qualidade no Semiárido, organizada por 10 municípios pernambucanos, com orientação do Serta.
FONTE: (Envolverde/Unicef)

Nenhum comentário: