sábado, 11 de setembro de 2010

REIVINDICAÇÃO: O STTR de Apodi, FOAFAP, Agricultores e pequenos proprietários Rurais entregam documento contra a irrigação da chapada.

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI.
Fundado em 30/11/1963 - CNPJ: 08.041.931/0001-40 - Carta Sindical 139.50468
Rua Nonato Mota, 106, Centro CEP.: 59700 - 000
Telefax (084) 3333- 2269
E-mail: strapodi@hotmail.com.br


Oficio nº 39/2010


Excelentíssimo (a) Senhor (a): Fátima Bezerra, Valmir Alves e Paulo Henrique.
Deputada Federal, Delegado do MDA e Secretário do SEARA.

Os Agricultores (as) Familiares e Pequenos Proprietários da Chapada do Apodi; o Fórum da Agricultura Familiar de Apodi (FOAFAP) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN vêm através deste solicitar a intervenção de Vossa Senhoria no Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi, que vem sendo implantado pelo DNOCS, tendo em vista que com a conclusão do Projeto supracitado acontecerá a desapropriação de oito mil moradores daquela região (dos quais na primeira fase serão 5.200 há desapropriados).
Ressaltamos também que outros projetos de desapropriação para fins de irrigação de estados próximos (Ceará – Russas; Cabeça Preta e de Pernambuco- Cabrobó) estão sem uso para irrigação, pois estas regiões hoje estão inexploradas em virtude do uso abusivo de substâncias químicas, reforçando que as famílias que lá habitavam, estão hoje marginalizadas, morando em favelas, sendo vítimas de drogas, álcool, prostituição e violência.
O nosso município, mais precisamente a Chapada do Apodi, é o segundo maior produtor de mel de abelha em nível nacional (Fonte: IBGE, 2009) e um dos maiores produtores de rebanho de caprinovinocultura do Brasil. Caso este projeto venha se concretizar, temos a certeza que nossos apiários, nossos rebanhos, nosso solo, nossa água, nosso ar e nosso meio ambiente serão fortemente afetados.
Portanto, solicitamos sua compreensão em nos apoiar, nós que somos pequenos e médios produtores de Apodi contra esta forma de projeto, no qual obriga as famílias a venderem a contragosto suas terras e que o mesmo está sendo gerido e invertendo a seqüência lógica, porque os/as agricultores/as estão totalmente contra. Pedimos sua sensibilização para esta questão.
Nesse sentido os Agricultores/as Familiares em sua reunião mensal de Setembro de 2010 discutiram e deliberaram as seguintes sugestões:

* Suspensão imediata da implantação do projeto do DNOCS na Chapada do Apodi;
* Que o DNOCS apresente imediatamente o projeto pensado para a região e promova o debate para construção da gestão e participação democrática no projeto;
* Restituição de bens destruídos durante a ação dos funcionários do DNOCS;

Certo de sermos atendidos nos despedimos com votos de estimas e considerações.
Apodi/RN, 10 de Setembro de 2010.

José Holanda de Morais
Coordenador do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi/RN

Francisco Edilson Neto
Presidente do STR de Apodi/RN

2 comentários:

Anônimo disse...

Isto é uma demonstração de que os politicos nada fazem sem o apoio de povo, O PT e seus partidos aliados, digo PMDB, PSB, PR PC DO B e todos que apoiam LULA acahvam que em Apodi se bota papa na boca de qulquer um, enganaram-se o povo não é mais besta, e vamos lutar até o fim contra as desapropriação da chapada , não somos contra o projeto, somos contra o modelo de projeto, porque não beneficia os pequenos agricultores, e so beneficai empresarios, sei porque, estes empresarios são os patrocinadores das campnha s presidencias, mas vão todos se decepcionar , porque lutaremos com todas as nossas arma e isto não acontece se nao for a favor dos agricultores.

Anônimo disse...

VAMOS A LUTA E NÃO VAMOS ACEITAR ESTA DESAPRPRIAÇÃO E O PROJETO SO ACEITAREMOS SE FOR PARA OS AGRICULTORES USUFRUIR E SEM USO DE AGROTOXICO, APROVEITAREMOS MUITO BEM ESTA AGUA, MAS SERA UTILIZADA COM TRABALHO DOS MORADORES DA CHAPDA E COM MUITA SAUDE PARA O POVO DE APODI, VAMOS ACABAR COM AGROTOXICO, POIS HOJE MUITAS DOENÇAS SAÕ CAUSADAS PELO USO DE AGROTOXICO E HORMONIO EM NOSSA ALIMENTAÇÃO.