sexta-feira, 10 de setembro de 2010

VI Oeste Leite reúne criadores de caprinos e ovinos da região em Felipe Guerra hoje

Responsável por 54% do rebanho de caprinos e 40% dos ovinos do Rio Grande do Norte, segundo dados do IBGE de 2008, a região Oeste é considerada referência em caprinovinocultura no Estado. Para promover a integração dos criadores, a troca de experiência, assim como a realização de negócios, o Sebrae/RN, através do Projeto Aprisco, realiza hoje e amanhã, em Felipe Guerra, a 6ª edição do Oeste Leite. O evento ocorrerá das 7h às 19h, ao lado da Câmara Municipal e a expectativa é de que participem cerca de 300 criadores da região.
Durante os dois dias de Oeste Leite, criadores de caprinos e ovinos da região terão acesso a uma ampla programação, que inclui exposição de animais, festival culinário, concurso para eleger o melhor reprodutor, orientações técnicas, além do tradicional torneio leiteiro. Os melhores animais serão premiados com troféus.
O gerente do escritório regional do Sebrae em Pau dos Ferros, Vamberto Torres, afirma que a iniciativa valoriza a cadeia produtiva da caprinovinocultura e estimula o interesse do criador em investir no rebanho. "Esta iniciativa tem dado muito certo. A região é uma das grandes produtoras de caprinos e ovinos do Estado, e necessita deste tipo de trabalho, que envolve e estimula os investimentos por parte dos criadores", destaca Torres.
Este ano, o Oeste Leite, que é realizado em parceria com as prefeituras municipais, Emater, IFRN, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, e Associação de Fomento à Caprinocultura de Apodi (ASFOCO) já ocorreu nas cidades de Messias Targino, Patu e Apodi.
Apesar de destinar a maior parte do rebanho para o corte, a região Oeste produz 2.650 litros de leite de cabra diariamente. O total representa em torno de 20% produção leiteira do Rio Grande do Norte, que produz atualmente 12 mil litros de leite por dia.
De acordo com números do IBGE de 2008, o Rio Grande do Norte possui um rebanho de 409.359 caprinos. Somente na Região Oeste estão concentrados 222.463 animais. Já no caso dos ovinos, existem no Estado um total de 532.846, sendo que a Região Oeste concentra 218.425 animais.

Nenhum comentário: