terça-feira, 7 de setembro de 2010

POLÍCIA FECHA RINHA DE CANÁRIOS EM NATAL.

Cipam apreendeu ontem, na Zona Norte, 21 pássaros silvestres.
16 deles seriam usados para brigas entre si.


Após uma denúncia anônima, a Companhia de Polícia Ambiental da PM (Cipam) flagrou uma rinha de Canários em uma casa da Rua Quintino Bocaiúvas, no loteamento Vale Dourado, Zona Norte de Natal, onde foram apreendidos 21 pássaros silvestres, por volta das 12h de ontem.
O proprietário da residência, José Humberto Azevedo de França, 39 anos, e dois amigos, João Maria Lopes Cadó e Francisco Nunes Muniz, foram detidos no local.
Momentos antes, 58 aves tinham sido apreendidas em uma feira livre no conjunto Nova Natal, também na zona Norte.
Segundo o tenente PM André Valadares, da Cipam, sua equipe foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), informando sobre uma rinha de canários na zona Norte da capital.
Ao chegar ao local, os policiais comprovaram a denúncia. Foram encontrados presos em várias gaiolas 16 canários, três sabiás, um azulão e um sibite. "O dono da casa afirma ter alugado o imóvel por R$ 60 para os amigos fazerem a rinha neste final de semana".
Entre os equipamentos usados pelos acusados, havia uma maleta que disfarçava o transporte das aves.
Os homens detidos na rinha de canários foram levados à delegacia de plantão da zona Norte, onde foram autuados em Termo Circunstaciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus tratos a animais.
José Humberto afirma que foi a primeira vez que houve esse tipo de atividade em sua casa. "Meu amigos disseram que iriam passar apenas uma hora por aqui".
Eles foram liberados após a autuação e responderão pelo crime em liberdade, podendo pegar de seis meses a um ano de prisão, além de multa.
Os animais foram levados para a sede da Cipam, de onde serão transferidos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Rescursos Naturais (Ibama).

Feira


O tenente informou ainda que, momentos antes, a sua equipe fez uma busca em uma feira livre do conjunto Nova Natal, onde, em várias bancas, foram apreendidas 49 aves silvestres.
"Dessa vez, ninguém foi preso, pois os donos dessas bancas conseguiram fugir antesda nossa chegada".
Na feira, foram encontrados 20 Sanhaçus, 19 Golinhas, oito Galos de Campina, sete Sibites, dois Azulões e um Papa-Capim.

Nenhum comentário: