segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS: Exposição gera negócios para produtores do RN

Os produtores Sidcley Alves e Auciomar Soares têm poucas coisas em comum. O primeiro faz artes em pequenos vasos com cactos exóticos, em Parnamirim. O outro cultiva plantas tropicais, como helicônias e antúrios, em Macaíba. Mas, em um ponto eles se assemelham. Os negócios intensificam após a chegada da primavera com a realização da Mostra de Flores e Plantas Ornamentais do Rio Grande do Norte. É assim para praticamente todos os expositores que participam do evento. A divulgação das potencialidades do Estado nessa área e o fluxo de visitantes nos estande são responsáveis por incrementar o volume de vendas nos meses subseqüentes.
“Participo da mostra desde a primeira edição e sempre é assim. Faço muitos contatos, que garantem as vendas durante todo o ano”, atesta Sidcley Alves, alegando que sua produção de cactos e plantas suculentas chega a 200 vasos ornamentados a cada dia. Nesse segmento há 20 anos, o produtor cultiva ao menos 250 espécies diferentes de cactus e agora está com planos de confeccionar miniaturas de igrejas locais ornamentadas com as plantas. Segundo Sidcley Alves, as mais procuradas são as variedades da espécie hawortia, um cacto semelhante a uma bromélia com pintas esbranquiçadas de uma beleza exótica, remetendo às terras mexicanas consideradas o maior cenário de cactos do mundo.

Já os planos de Auciomar Soares é intensificar a produção de plantas tropicais, principalmente as helicônias e os antúrios, que têm larga procura no mercado. “Este é um segmento que tende a crescer muito nos próximos anos aqui, no Estado. Tenho prazer em atuar nesse ramo e quero tornar essa atividade a minha principal fonte de renda”. Segundo ele, a mostra gera negócios ao longo do ano. O produtor mantém uma área de produção de três hectares em Macaíba, onde são feitos diariamente 500 arranjos, recebeu capacitação do Sebrae para incrementar o negócio. “Participei de, pelo menos, quatro oficinas que serviram para melhorar a minha produtividade e as vendas”.

A sexta edição da Mostra de Flores e Plantas Ornamentais do RN, prevista para encerrar neste domingo, reúne integrantes do projeto de Floricultura e Plantas Ornamentais do Sebrae RN. De acordo com a gestora do projeto, Maria Emília Cabral, o objetivo do evento não está vinculado à comercialização e sim à intensificação da divulgação dos produtores junto ao público, visando ampliar o consumo de flores e plantas. “A partir das últimas edições, verificamos que houve um aumento exponencial do consumo de flores. Com isso, conseguimos fortalecer toda a cadeia produtiva, desde o florista até o decorador e o paisagista”, ressalta a gestora. Para o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti, a mostra é uma forma de consolidar a produção de flores e posicionar o RN como um estado competitivo nessa área. “O evento consegue reunir os empreendedores da cadeia e abre uma porta para fechar novos negócios, além da divulgação de plantas e flores que são cultivadas aqui, no Estado”.

Um comentário:

CHico de tantinho disse...

Olá caro amigo,
lendo esa materia sobre rosas, flores e demais, gostei.

Rosas flores e orquídeas, tenha sempre uma na mente.
Significado das Rosas

As rosas assumem significados diversos de acordo com as cores que suas pétalas apresentam. Mas a roseira é uma planta tão emblemática, que até mesmo suas folhas tem um significado especial: esperança. Uma coroa de rosas, por sua vez, significa recompensa ou virtude, enquanto um ramo de rosas desabrochadas quer dizer gratidão.

Significado da Orquídea
A beleza e a elegância das orquídeas não permitem que essas flores passem despercebidas aos olhos humanos. As orquídeas constituem uma interessante família de plantas superiores que não medem luxo e exuberância em suas formas.
Graças a essas formas delicadas e às sutis nuances de cores com que se apresentam, as orquídeas adquiriram, com o passar dos séculos, uma forte conotação sexual. A oferta de uma flor solitária, no lugar da planta viva, por exemplo, sugere intenções impublicáveis!! No entanto existem algumas indicações de cores de acordo com o sexo da pessoa. Para mulheres é preferível oferecer orquídeas bege, rosa, vinho e coral. Já para os homens o branco e o amarelo são mais indicados.