terça-feira, 3 de agosto de 2010

LENÇOL FREÁTICO DA CHAPADA DO APODI É TEMA DE DEBATE EM BARAÚNA.

O trabalho de cooperação mútua para proteção do aqüífero na Chapada do Apodi (Rio Grande do Norte) e Vale do Jaguaribe (Ceará) será discutido com representantes da sociedade civil organizada nos seminários programados para quarta-feira (11) na cidade de Baraúna (RN) e quinta-feira (12) em Limoeiro do Norte, no Ceará. Este trabalho é pioneiro no Brasil e será utilizado como modelo para outras regiões do país. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) como usuária de lençóis subterrâneos de água, tem interesse na preservação e controle na utilização da fonte. O geólogo Marcelo Augusto de Queiroz, representante da Caern na Comissão Técnica, considera a união entre os dois estados, um dos passos mais importantes para proteção dos aqüíferos denominados Açu (RN) e Jandaíra (CE).

Recentemente aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o tema “Avaliação dos recursos Hídricos Subterrâneos e Proposição de Modelo de Gestão Compartilhada para os aqüíferos da Chapada do Apodi, entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará”. A conclusão dos trabalhos vai produzir um marco regulatório que será conhecido oficialmente em Brasília no dia 28 de agosto próximo. O grupo que vai gerir os aqüíferos será composto por quatro técnicos de cada Estado (RN e CE), que atuarão no controle da exploração da água subterrânea.

Os trabalhos realizados pela Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização são coordenados pela Agência Nacional de Águas (ANA) junto a Semarh. A Comissão técnica vem trabalhando com informações coletadas pelo consórcio contratado pela ANA, para pesquisar a disponibilidade do aqüífero e quanto pode ser explorado, mantendo uso sustentável da água.


POÇOS

Durante o encontro foi discutido o modelo de gestão para coibir a exploração indevida da água subterrânea, através dos poços existentes nas regiões dos vales do Apodi e Jaguaribe. Os estudos visam impedir a exploração desordenada dos aqüíferos, evitando que no futuro haja colapso e os próprios usuários venham sofrer as consequências da falta de água.

O aqüífero Açu abastece o Rio Grande do Norte, através de poços, parte dos municípios de Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Governador Dix-Sept Rosado. O aqüífero Jandaíra é utilizado na irrigação de plantas frutíferas, principalmente em Baraúna, e também na fruticultura do Ceará nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Alto Santo.
NOTA DO BLOG. Acho interessante como acontecem as coisas aqui pra nós, a CAERN realiza seminário para a preservação do nosso lençol freático um dos mais ricos do planeta já o governo federal realiza projeto de irrigação para prejudicar cada vez mais o lençol freático da nossa chapada como é que pode um negócio desse, ta todo mundo ficando doido ou sou eu que tô doido. Ao invés da CAERN ta fazendo esses debates nas comunidades deveria está na luta para impedir esse projeto que só vai cada vez mais prejudicar o nosso lençol freático,

Um comentário:

Anônimo disse...

Seus comentarios são sempre muito interessante, mas aui em Apodi, os politicos fazem e desfazem, este desastroso projeto de irrigação é pior projeto ja feito pelo governo federal, veja o caso da agrovila que tem hoje a agricultura familiar, compramos produtos sem agrotoxicos, e no projeto de irrigação vao produzir produtos com Agrotoxico, entenda este governo LULA e Henrique, com certeza terá muita lavagem dinheiro para estes dois e para os partidos da base de sustentação ao governo LULA,