quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FIM DA PICADA: Sete municípios potiguares ficarão sem livros didáticos

As escolas municipais de Acari, Maxaranguape, Pedra Preta, Pureza, São Gonçalo do Amarante, Tibau e a Escola Agrícola de Jundiaí (Macaíba) ficarão sem receber livros didáticos em 2011.


A partir deste ano, para ter acesso às obras, as secretarias de Educação precisavam aderir ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Até o ano passado, os livros eram enviados de acordo com número de alunos apontado no censo escolar.
Estas cidades ou perderam o prazo para enviar os termos de adesão - 30 de junho deste ano - ou não se interessaram pelo programa e vão usar, por exemplo, apostilas.
Ao todo, 238 entidades, sendo 222 municípios não receberão os livros didáticos que são distribuídos anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) de forma gratuita a todas as escolas públicas de educação básica. A maioria das cidades é paulista, 143.
O Programa federal que seleciona, compra e distribui gratuitamente obras didáticas para estudantes da educação básica da rede pública. Em 2010, entregou cerca de 114,8 milhões de exemplares de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, química, física e biologia.
Ainda no final deste ano, o FNDE passará a distribuir, também, obras de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para serem utilizadas pelos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental a partir de 2011. Já os estudantes do ensino médio receberão livros de língua estrangeira, sociologia e filosofia para uso no ano letivo de 2012.


Um comentário:

Daniella Fernandes disse...

Fim da picada mesmo!!!
um absurdo...por isso que o Rio Grande do Norte sempre é o último em educação!!!!