quinta-feira, 29 de julho de 2010

MINHA TERRA TINHA PALMEIRAS ONDE CANTAVA O SABIÁ...

Tenho recebido nos últimos dias alguns comentários no nosso blog a respeito da irrigação da chapada do Apodi, e tem me deixado bastante pensativo e perplexo sobre a forma como vem sendo tratado o nosso povo. De uma forma arbitrária, desrespeitosa e acima de tudo ameaçadora. Já conversei com alguns moradores da chapada sobre esse projeto de irrigação, o que vi no rosto de cada camponês foi à sensação de perda, de preocupação e que não há mais saída para continuar na luta para conseguir ficar na sua terra, que foi heranças de seus antepassados.
Vi em cada olhar a tristeza como de tivesse perdido o mais sublime amor da sua vida. E o sonho de continuar na sua terra fica cada vez mais distante sonho este que vem de gerações.
O que me deixa mais indignado é que esse projeto que deveria beneficiar os verdadeiros donos da terra, aqueles que têm as mãos calejadas pela lida, o rosto enrugados pelo passar tempo e a esperança de dia melhores não irá e sim beneficiará os grandes latifundiários que vem aqui, usa a terra, acaba com tanto agrotóxico e levam as riquezas em exportações e acima de tudo acabam a saúde da nossa gente e destruindo o sonho de uma geração inteira.
É momento de reflexão, de darmos as mãos numa corrente de solidariedade afim de que esse sonho não acabe num piscar de olhos.
É ano político estamos vivenciando esse momento e ai? quem desses que ai está deu uma palavra pelos nossos camponeses? Será que não está na hora?
A terra é um bem conseguido com muita luta os agricultores que nela vive são pessoas humildes mais que tem dignidade, são honestas que depende na maioria das vezes do inverno para plantar, limpar e colher o sustento de sua família. E que agora com esse projeto de irrigação está vendo ir embora toda uma vida de dedicação, de amor, de luta, de seca, de inverno, de colheita e acima de tudo historia passada de geração a geração.
O canto que se escuta na chapada do Apodi, não é do bentiví, do sabiá ou de qualquer outro pássaro, o verdadeiro canto que ouvimos é o clamor do povo por JUSTIÇA.
será que essa cena é possivél de ver depois desse projeto de irrigaçao?

Um comentário:

Anônimo disse...

Peço aos agricultores da chapada que não aceitem que o DNOCS esntrem em suas terras, se for preciso use a força bruta, ja que os politicos não estão nem ai para voces, se usarem a froça bruta com certza terá jornal para registrar e talvez com isto os politicos compreendam o mal que estão fazendo ao nsso povo.