quarta-feira, 28 de julho de 2010

ESTADO E MUNICÍPIO IRÃO INVESTIR 650 MIL NA 6ª EDIÇÃO DO CHEQUE LIVRE.

Faltam apenas sete dias para o início da 6ª Edição da Feira do Livro e a Gerência de Educação do Município já tem os valores que serão investidos no Cheque Livro. Na verdade, a novidade não é nem quanto ao valor, mas sobre o mecanismo pelo qual ele será distribuído entre as escolas.
Cada professor irá receber o mesmo valor pago no ano passado, 40 reais, e as escolas também permanecem com o mesmo percentual do ano passado. Porém, ao invés de cheque, as escolas receberão um cartão magnético contendo os valores do incentivo de todos os docentes da unidade.
No total, serão investidos 150 mil reais a serem rateados entre as 69 escolas do município e as 38 unidades educacionais. De acordo com a Gerência de Educação, o valor entregue aos professores deve ser aplicado na aquisição de títulos paradidáticos ou títulos que acumulem conhecimento a ser utilizado na sala de aula junto aos alunos.
Cada escola também receberá um adicional com a finalidade de aumentar e atualizar o acervo das bibliotecas escolares, sendo que os novos títulos devem respeitar o Projeto Político Pedagógico da unidade. O valor varia de acordo com a demanda de cada escola. Por exemplo, a maior escola do município, a Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, irá receber no cartão magnético a quantia de 3.740 reais rateados entre os 36 mestres, mais 2.300 que devem ser utilizados na aquisição de livros para a biblioteca da escola.
Essa já é a sexta edição do Cheque Livro e a titular da pasta de Educação, professora Ieda Chaves, reforça que o valor aplicado é oriundo de recursos do próprio Município. O valor é proporcional a cada escola.
Com a iniciativa, cerca de 17 mil alunos serão beneficiados. Sendo aproximadamente cinco mil crianças lotadas nas unidades educacionais e 12 mil distribuídas entre as Escolas de Ensino Fundamental e as salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). "O município investe no Cheque Livro desde a primeira edição da Feira porque entendemos que essa é uma forma de promovermos a leitura e incentivar as escolas para que elas fomentem a busca pelo conhecimento", ressalta a professora.
Os números de alunos beneficiados, porém, ainda vão além. A subcoordenadora do ensino médio da Secretaria Estadual de Educação, professora Erileide Rocha, garante que 270 escolas da rede estadual serão contempladas com o projeto do Cheque Livro deste, entre as Feiras de Mossoró e Caicó. O projeto vai beneficiar quatro mil educadores de sete Diretorias Regionais de Educação (DIREDIS) e mais de 135 mil alunos. Para isso, serão investidos nas duas feiras R$ 500 mil.

Nenhum comentário: