quarta-feira, 28 de julho de 2010

BRASIL: 9º LUGAR NO RANKING MUNDIAL DA VERGONHA.

O Brasil é o 9° colocado no “ranking mundial da vergonha” dos países cuja população não tem acesso a serviços básicos de saneamento: são 13 milhões de brasileiros sem banheiro em casa. O levantamento foi feito nas cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.
Imagine se essa pesquisa fosse feita em todas as cidades brasileiras com certeza os números seriam bem maiores.

Os dados fazem parte de um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgado pelo Instituto Trata Brasil.
Na frente do Brasil aparecem: Índia (1°), Indonésia (2°), China (3°), Etiópia (4°), Paquistão (5°), Nigéria (6°), Sudão (7°) e Nepal (8°).
As cidades de Manaus, Recife, Cuiabá e Natal estão entre as capitais que mais apresentam problemas de saneamento no país, de acordo com o estudo.
Na capital do Amazonas cerca de 89% das residências ainda não são atendida pela rede geral de esgoto. Nas capitais do Mato Grosso e do Rio Grande do Norte o déficit de atendimento atinge 61% e 69%, respectivamente.
As regiões metropolitanas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Porto Alegre aparecem com índices de atendimento superiores a 80% das residências. Em Brasília, 92% da população é atendida pela rede de esgoto.
Segundo o documento, entre 2003 e 2008, houve um avanço de 11,7% no atendimento de esgoto, e de 4,6% no tratamento de esgoto nas 81 maiores cidades do país.
Apesar disso, somente 50,6% da população que vive em áreas urbanas têm acesso a redes de esgoto e apenas 34,6% do volume de esgoto coletado no Brasil recebem tratamento, segundo a pesquisa.
Menos de dois terços da população mundial utilizam instalações sanitárias, de acordo com o estudo. Na América do Sul, somente a Bolívia tem menos de 50% dos moradores com acesso a sanitários e saneamento básico.

Um comentário:

RN notícia disse...

Prezado amigo Castelo Morais, tenho acompanhado seu blog e é muito interessante, estou nesta luta a quase um ano gostaria que o amigo conhecesse o meu humilde blog, WWW.rnoticia.blogspot.com e se possível usando da generosidade disponibilizasse aí o link para seus leitores que são muitos eu sei. No mais só me resta parabenizar-lhe pelo seu blog que está muito legal, e agradecer a sua valiosa força.
Atenciosamente:
Erinaldo Silva – Felipe Guerra - RN