quarta-feira, 21 de julho de 2010

AGROPECUARISTAS PEDEM AJUDA PARA O OESTE

As consequências da "seca verde", fenômeno que acontece quando a chuva é insuficiente para que a lavoura garanta uma safra normal, já coloca em risco todo o setor rural do Oeste. A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) já começou a distribuir alimentos para as famílias mais pobres, porém ontem quem reclamou foram os grandes proprietários de Apodi.
Durante eleição para nova diretoria do Sindicato Rural de Apodi (PATRONAL), que reelegeu Antônio Evandi de Souza para o cargo, o agropecuarista Aldo Porto usou a palavra para fazer um desabafo sobre a verdadeira situação dos proprietários da região. Em suas palavras, a confirmação de uma seca intensa na região Oeste do estado e do pouco investimento para o setor agropecuário.
Aldo aproveitou a vinda do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAERN), José Vieira, para pedir mais empenho do Estado para a categoria. "Nós, produtores rurais, estamos passando muitas dificuldades com uma seca forte e impiedosa por esses lados. Uma seca que está acabando com tudo, com nossas produções, com o nosso gado, que morre à míngua e, com os nossos funcionários, que vendo toda a complicação, pedem suas contas. Eu mesmo já penso em vender o que tenho por aqui e tentar a vida em Natal ou Mossoró, trabalhando até em outra área", confessou o produtor, observando ainda a falta de iniciativas do governo. "O pior disso tudo é a falta de iniciativas dos governantes, que só passam por aqui nessas épocas de política e mesmo assim não ouvem os nossos apelos. Eu já não aguento mais e acredito que não estou sozinho nesta situação", completou Aldo Porto.
José Vieira se comprometeu em marcar uma audiência pública com os deputados estaduais do RN para tratar sobre esse tema. Ele acrescenta que esse tipo de reclamação tem sido recorrente em todas as regiões do estado. "Tentarei marcar uma audiência na Assembleia Legislativa sobre a seca. Os deputados terão que ouvir esse clamor. O governo terá que ouvir essa voz e terão que fazer algo de concreto sobre tudo isso", prometeu José Vieira.
VALE DO AÇU
O agropecuarista Ronaldo Soares, ex-prefeito de Assú, reclamou que as prefeituras do Vale do Açu estão demorando a decretar estado de emergência, mesmo diante da falta de chuva que prejudicou toda a produção. Ele, que agora se dedica à criação de caprinos e bovinos na região do Pataxó, pede ainda que o Estado tenha mais atenção para com os produtores rurais que enfrentam graves problemas, seja com as fortes chuvas e enchentes ou com a falta dessa.
CONAB
A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/RN) começou a distribuir alimentos para as famílias atingidas pela chamada "seca verde" em Apodi. Foram doadas 11 toneladas de Feijão que foram distribuídas nos Assentamentos e Associações, numa média de 7.500kg de farinha, 1.300kg de leite em pó e 7.500kg de feijão.

Nenhum comentário: