sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ministro da Agricultura anuncia que Rio Grande do Norte está na zona livre da febre aftosa



O ministro da Agricultura Antônio Andrade anunciou nesta quinta em evento no Parque Aristófanes Fernandes que o Rio Grande do Norte está livre da febre aftosa. Porém, o decreto oficial que altera o status da pecuária para potiguar para zona livre da febre aftosa, segundo Andrade, somente será assinado quando todos os estados do Nordeste atingirem a mesma meta.
"Com este status tenho certeza que a pecuária do Rio Grande do Norte irá crescer muito nos próximos anos", enfatizou o ministro em seu pronunciamento. Antes, ele visitou alguns standes do Parque. Há 16 anos o estado mantinha a condição de zona de risco médio, classificação que dificultava a comercialização do gado norte-rio-grandense. O novo status sanitário garantirá ao RN mais facilidade para a comercialização de produtos e animais, tanto no mercado nacional, quanto no internacional. Além disso, também abre as portas para a participação do estado em grandes feiras e exposições, realizadas em todo Brasil, sem a necessidade de submeter os animais às quarentenas, de elevado custo, que muitas vezes inviabilizavam as exportações especialmente dos animais de genética elevada.
O secretário da Sape, Junior Teixeira, esclarece que, até agora, os criadores potiguares acumulavam prejuízos com os impedimentos legais impostos às zonas de risco médio para a febre aftosa, antigo status do estado. “A reclassificação do RN representa a garantia da sanidade do nosso rebanho e o fortalecimento de todo sistema de defesa do estado, significando um grande impulso econômico para o segmento agropecuário”, afirmou o Secretário.
A Governadora disse que a conquista do novo status será um marco para o governo estadual. "Esse foi um trabalho realizado com muita seriedade e em conjunto com os criadores, por isso é importante que todos continuem fazendo a sua parte", destacou Rosalba. Ainda segundo ela, existe também uma preocupação do Governo Estadual para realizar ações de recuperação de parte do rebanho dizimado pela seca: "Vamos recadastrar e continuar vacinando nosso gado e junto com os criadores vamos desenvolver um importante trabalho para tentar minimizar os prejuízos da pecuária potiguar".

Nenhum comentário: