domingo, 21 de abril de 2013

Tribuna do Norte: Fim de semana começa com chuvas no Oeste e Seridó.


Água escorrendo pela terra ressecada, barreiros cheios, preces aos céus, esperanças renovadas. Assim era o clima na manhã deste sábado no interior do Rio Grande do Norte depois das chuvas que atingiram todas as regiões do Estado, com mais intensidade no Oeste e no Seridó. De acordo com informações publicadas em blogs e postas nas redes sociais, há registro de chuvas superior a 200 milímetros. Foi o caso do sítio
 
Os números são extraoficiais porque o Boletim Pluviométrico da Emparn, órgão do governo responsável pela coleta de dados e acompanhamento do clima no Rio Grande do Norte, só serão divulgado no final da manhã da próxima segunda-feira. Mas pelo volume relatado no twitter e no facebook, foi o final de semana mais chuvoso desde o final do inverno de 2011. Em Upanema, município onde está localizada a Barragem Umari, a chuva começou por volta das 18h30, com relâmpagos e trovões, e até a manhã de hoje o tempo permanecia chuvoso com intensidade moderada.
 
As chuvas foram generosas no Oeste. “Em Campo Grande, foram mais de 200 milímetros de chuva. Todos os açudes sangrando”, informa o jornalista Cézar Alves. “Percorremos nesta manhã 105 quilômetros da Chapada do Apodi. Chuva em todo o percurso Mossoró-Baraúna-Quixeré-Limoeiro. Previsão 150 mm até o momento”, complementou o professor Josivan Barbosa, ex-reitor da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), hoje Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).
 
Em Mossoró, a Prefeitura constatou que 16 árvores foram derrubadas pelos ventos e chuvas e registrou vários pontos de alagamento. “Os atendimentos mais urgentes nas comunidades do Bom Pastor, Quixabeirinha, Pintos e Estrada da Raiz [foram providenciados]”, afirmou a prefeita Cláudia Regina, no twitter.
 
No Seridó há relatos de chuvas de 170 milímetros no Sítio Lagoa da Serra, em Serra Negra do Norte; 160 mm no Sítio Logradouro, em Timbaúba dos Batistas; 120 mm no Sitio Carrapateira, em Caicó, e pelo menos outros 20 registros de chuvas abaixo dos 100 milímetros. O final de semana também começou com chuvas fortes na região Central: “Chuva de aproximadamente 300 milímetros no Sítio Espinheirinho. Todos os açudes e barreiros sangrando”, informou o blogueiro Aclesivan Soares.
 
Em Apodi não foi diferente muitas chuvas cairam nesse final de semana.

Nenhum comentário: