sexta-feira, 15 de março de 2013

Aliado da governadora sugere deputado para o secretariado.

governadora secretarias
Para tentar superar as tensões com a Assembleia Legislativa, a governadora Rosalba Ciarlini poderá optar por nomear um deputado como secretário. A sugestão dessa alternativa será apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN). Desde o final do ano passado, quando o Executivo liberou apenas parte das emendas individuais dos parlamentares, que a relação entre o Governo e a Assembleia ficou tensa.
 
A ideia inicial de Motta seria indicar o deputado estadual Kelps Lima (PR) para Secretaria de Saúde, cargo hoje ocupado pelo médico Isaú Gerino. No entanto, o parlamentar não aceitou assumir a pasta. Ainda com a hipótese de indicar Kelps, foi cogitado o Detran, mas é proibido deputado estadual ocupar cargo nesse órgão da administração indireta. O destino do deputado, muito ligado a Motta, pode ser a Secretaria de Recursos Hídricos. Caso deixe a Assembleia, o espaço de parlamentar ficaria com o PMDB, já que o suplente da coligação é o ex-prefeito de Parelhas, Antonio Petronilo.
 
A reforma do secretariado da governadora Rosalba Ciarlini está sendo articulada não apenas como uma forma dela se aproximar da Assembleia, mas principalmente de buscar fortalecer os laços com os partidos que estão na base política formada pelos aliados. Está prevista para amanhã uma reunião, no apartamento do senador José Agripino, envolvendo o ministro da Previdência Garibaldi Filho, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, o deputado federal João Maia e o próprio presidente da Assembleia, Ricardo Motta.
 
Algumas secretarias são apontadas como praticamente certas para mudanças, a partir da ampliação dos espaços dos aliados. A pasta da Agricultura provavelmente ficará com o PMDB e o nome mais cotado atualmente é o do presidente da Associação Norteriograndense de Criadores, Júnior Teixeira.
 
A Secretaria Estadual de Saúde também terá mudanças. Deixará o cargo Isaú Gerino. O novo titular ainda é uma incerteza. O nome cotado era do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego. Mas nos últimos dias, tem crescido as chances da governadora fazer uma nova indicação e deixar a acomodação de Rego para um outro cargo.
 
A Secretaria de Recursos Hídricos também tem mudança certa. A gestão do atual secretário Gilberto Jales é visto pela governadora como muito discreta e a intenção da chefe do Executivo é dar um novo ritmo de trabalho e de execução dos projetos à pasta.
 
Três dos órgãos da administração indireta do Governo do Estado também estão entrando na discussão com os aliados. A Emater poderá ter mudanças, já que é um cargo ligado a Secretaria de Agricultura.
 
O Detran é almejado por muitos e onde está o ex-deputado Willy Saldanha, com o qual a governadora Rosalba Ciarlini não teria dificuldade em recolocá-lo como adjunto, cargo que ocupou no início da gestão, e deixar a titularidade do Detran livre para acomodação política.

Nenhum comentário: