segunda-feira, 23 de abril de 2012

OPERAÇÃO PIPA.

Setenta e um municípios do Estado, castigados pela forte estiagem deste ano, estão sendo atendidos pelo programa de distribuição de água do Exército. A operação “Pipa”, como ficou conhecido o programa, é uma parceria do Ministério da Integração Nacional com o Ministério da Defesa para minimizar os efeitos desastrosos da estiagem e da falta de fornecimento de água regular nesses municípios.

Segundo o coordenador do programa do Exército no Estado, tenente-coronel Geraldo Pereira de Almeida, a distribuição é feita apenas em municípios que tenham decretado estado de emergência e em quantidade baseada na população listada pela Comissão de Defesa Civil (Comdec) daquele município.

O oficial ainda explica que não cabe ao Exército selecionar quais municípios serão atendidos pelo programa e sim ao ministério da Integração. “Recebemos a determinação de Brasília e quando o recurso chega, caímos em campo. Contratamos os caminhões pipas de acordo com a população listada e passamos a fiscalizar a distribuição nas comunidades”.


Dos 139 municípios decretados em estado de emergência, no último dia 12, por causa da estiagem, pouco mais da metade são atendidos pela Operação Pipa. Segundo o tenente-coronel Geraldo, por falta de iniciativa e organização. “Os municípios atingidos pela seca têm que criar uma Comissão de Defesa Civil e solicitar inclusão ao ministério da Integração, o que muitos ainda não fizeram”.

A comissão também é responsável por avaliar o estado de emergência do município e pedir a homologação a Câmara Municipal.

Hoje ( 23 ) a governadora Rosalba Ciarlini se reúne em Natal com todos os prefeitos dos municípios em estado de emergência para anunciar as novas medidas emergenciais que serão adotadas pelo Governo e os resultados da reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, nessa quarta-feira (18).

Além do convênio firmado para a construção de 2.800 cisternas em 52 municípios, o Governo vai assessorar os prefeitos na criação das Comdecs, condição básica para serem apoiados pelos programas do Governo Federal.

Nenhum comentário: