quinta-feira, 1 de março de 2012

SINAL VERMELHO.

O coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Zé Teixeira, pareceu irredutível ontem, quando afirmou que a greve dos professores está acertada. A decisão foi discutida durante assembleia-geral, realizada no auditório do colégio Winston Churchill, na avenida Rio Branco, em Natal, com a presença de mais de 700 representantes de todo o Estado.
De acordo com a plenária, se o governo não sinalizar uma data exata para o reajuste do piso da categoria, como determinou o Ministério da Educação, os servidores cruzam os braços no dia 14 deste mês, por tempo indeterminado. Zé Teixeira explica que a data do dia 5, anunciada ontem pela dirigente Fátima Cardoso, foi alterada porque as representações regionais precisam levar a discussão para os seus municípios.
Os sindicalistas aproveitam ainda a primeira semana de aula para realizarem mobilizações nas escolas. "A intenção é preparar a comunidade escolar para mais um período de paralisação", disse.
Perguntado se haveria como impedir a parada, Zé Teixeira foi enfático: "Não tenha dúvida que haverá greve". Segundo ele, mesmo se o governo assumir uma data para dar o reajuste, a realização, ou não, da greve ainda será colocada em assembleia. "Isso porque também temos de discutir a diferença salarial entre as categorias profissionais, que não foi resolvida, e a situação das promoções vertical e horizontal", enfatizou.
Ele lembra ainda que, desde agosto, a secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho, não recebe a categoria, o que provoca acúmulo dos problemas. "O governo afirmou ontem que vai pagar o reajuste do piso, mas não disse quando", complementa Teixeira. O Sindicato espera que o governo cumpra o reajuste de 22,22% determinado pelo MEC no mês passado.
São justamente esses pontos que provocarão, nos próximos dias 14, 15 e 16, uma paralisação nacional dos professores. Nestes dias, os trabalhadores discutirão ainda a aprovação do novo plano nacional da educação que prevê 10% do Produto Interno Bruto (PIB), para a educação. O texto está na Câmara dos Deputados e aguarda aprovação para seguir para o Senado.

ESTADO
De acordo com o Governo do Estado, para discutir melhorias na área educacional, será realizado, entre os dias 7 e 9 de março, em Natal, um encontro nacional com todos os Secretários Estaduais de Educação. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participa do evento no dia 8.

Nenhum comentário: