
No dia 18 de novembro, as trabalhadoras rurais enviaram 500 cartas à presidente com essa intenção. Ao todo, as trabalhadoras apodienses endereçaram 2.000 correspondências com o mesmo propósito. Além disso, durante o 8º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres realizada nas Filipinas, entre os dias 20 e 25 do mês passado, mais de 50 representantes de países enviaram correspondência à Dilma Rousseff pedindo a revisão do projeto.
Conferência
da Juventude
A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, encerrada na segunda-feira, 12, em Brasília, aprovou por unanimidade moção de repúdio contra o uso de agrotóxicos e em defesa da vida. Por iniciativa da delegação do Rio Grande do Norte, na Conferência foi aceita uma emenda que inclui o projeto do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, encampado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), como um dos pilares do agronegócio e do fortalecimento de injeção de veneno na mesa dos brasileiros.
A moção foi apresentada pelo movimento sindical, movimentos sociais e camponeses representados por suas juventudes. A proposta de emenda foi apresentada pela delegação Potiguar. O Território Sertão do Apodi foi representado pela mobilizadora social de Upanema, Wberlhane.
Arcebispo entra na luta
O arcebispo de Natal, dom Matias Patrício, disse na segunda-feira, 12, que está solidário às famílias atingidas pelo projeto do Perímetro Irrigado do Apodi e que permanecerá do lado dos pequenos agricultores da região. Na semana passada, os bispos do RN divulgaram uma carta se posicionando contra o projeto de agricultura apresentado pelo Dnocs.
Dom Matias representou os bispos durante encontro com trabalhadores rurais e integrantes do Fórum do Campo Potiguar (FOCAMPO) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no RN (FETARN). Mais de 40 lideranças campesinas estiveram reunidas debatendo os próximos passos do movimento contra o modelo de projeto apresentando pelo Dnocs.
Ainda neste mês, a frente do FOCAMPO contra o projeto terá audiência com o Governo Federal para dialogar sobre o projeto e apresentar uma proposta alternativa, chamada de projeto Padre Pedro Neefs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário