quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROJETO DE IRRIGAÇÃO DA CHAPADA DO APODI.

O Gabinete-Adjunto de Gestão e Atendimento da Presidência da República enviou correspondência à Comissão de Mulheres do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras rurais do município de Apodi, acusando recebimento das cartas enviadas à presidente Dilma Rousseff, solicitando cancelamento do Decreto 0-001/11. O documento determina a desapropriação de 13 mil hectares de terras na Chapada do Apodi para fins de implantação do Perímetro Irrigado do município.

No dia 18 de novembro, as trabalhadoras rurais enviaram 500 cartas à presidente com essa intenção. Ao todo, as trabalhadoras apodienses endereçaram 2.000 correspondências com o mesmo propósito. Além disso, durante o 8º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres realizada nas Filipinas, entre os dias 20 e 25 do mês passado, mais de 50 representantes de países enviaram correspondência à Dilma Rousseff pedindo a revisão do projeto.

Conferência
da Juventude


A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, encerrada na segunda-feira, 12, em Brasília, aprovou por unanimidade moção de repúdio contra o uso de agrotóxicos e em defesa da vida. Por iniciativa da delegação do Rio Grande do Norte, na Conferência foi aceita uma emenda que inclui o projeto do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi, encampado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), como um dos pilares do agronegócio e do fortalecimento de injeção de veneno na mesa dos brasileiros.
A moção foi apresentada pelo movimento sindical, movimentos sociais e camponeses representados por suas juventudes. A proposta de emenda foi apresentada pela delegação Potiguar. O Território Sertão do Apodi foi representado pela mobilizadora social de Upanema, Wberlhane.

Arcebispo entra na luta


O arcebispo de Natal, dom Matias Patrício, disse na segunda-feira, 12, que está solidário às famílias atingidas pelo projeto do Perímetro Irrigado do Apodi e que permanecerá do lado dos pequenos agricultores da região. Na semana passada, os bispos do RN divulgaram uma carta se posicionando contra o projeto de agricultura apresentado pelo Dnocs.
Dom Matias representou os bispos durante encontro com trabalhadores rurais e integrantes do Fórum do Campo Potiguar (FOCAMPO) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no RN (FETARN). Mais de 40 lideranças campesinas estiveram reunidas debatendo os próximos passos do movimento contra o modelo de projeto apresentando pelo Dnocs.
Ainda neste mês, a frente do FOCAMPO contra o projeto terá audiência com o Governo Federal para dialogar sobre o projeto e apresentar uma proposta alternativa, chamada de projeto Padre Pedro Neefs.

Nenhum comentário: