segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FUTEBOL POTIGUAR ESTÁ EM FESTA.



Tarde/noite de festa para o futebol potiguar. O América/RN venceu o Paysandu/PR por 2 a 1 e garantiu, assim, o acesso a série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano. A partida que definiu o acesso, última rodada do Grupo E, foi realizado no Estádio Nazarenão, que recebeu 6.700 torcedores pagantes, quase 8 mil no total.

O time de Belém, que na rodada passada havia vencido o Luverdense/MT por 2 a 1 jogando em casa, precisava apenas de um empate, porém, o América, com apoio em peso da torcida, impediu que o adversário levasse a vaga.

Em confrontos oficiais, o time potiguar nunca havia vencido o Paysandu. Foram seis vitorias para o Papão e três empates. O último confronto entre as duas equipes aconteceu no estádio Machadão, em setembro de 2008, quando o Paysandu ganhou do América por 1 a 0.

Com gols de Wanderley, aos 9 minutos, e Max, aos 27 da primeira etapa, o América ia garantindo o acesso. Já no início da segunda etapa, aos 5 minutos, em um lance curioso, o goleiro Fabiano falhou feio e Rafael Oliveira aproveitou para diminuir a diferença no placar. A chance do Papão se mantinha acesa, mas não foi concretizada.

Aos 42 minutos, o atacante americano Nádson foi derrubado dentro da grande área. O árbitro marca pênalti, porém, Wanderley, que já havia feito um, não converteu, chutou para fora e prolongou o sofrimento por mais alguns minutos.

Violência

Antes do início da partida, a Polícia Militar e torcedores do América entraram em conflito. Torcedores do Paysandu foram recebidos a pedradas pelo torcedores alvirrubros na chegada ao estádio. Os policiais tiveram que efetuar disparos com balas de borracha para conter a confusão.

Este fato não foi único envolvendo os dois times. No jogo da primeira fase, quando o América foi a Belém do Pará, a torcida das duas equipes entraram em conflito na porta do estádio Leônidas Castro, popularmente conhecido como Curuzu. Na ocasião, treze torcedores foram detidos.

Comemoração
Após a conquista, os torcedores se reuniram em frente ao Palácio dos Esportes, diante do trio elétrico colocado pela diretoria rubra. Um ajuntamento impressionante de torcedores que não paravam de cantar e vibrar com o acesso. A festa contou com a presença de alguns jogadores e com muita música. Um verdadeiro mar vermelho tomou conta das ruas e convergindo para o velho ginásio da Rua Trairi.

Nenhum comentário: