segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SOLEDADE CIDADE.



Os distritos de Soledade, em Apodi; São Geraldo, em Caraúbas e a agrovila Maísa, em Mossoró, lutam para serem os novos municípios do Rio Grande do Norte

O novo município de Soledade abocanhará toda a chapada do Apodi, criando limites com os vales do Apodi (cidade-mãe) e Jaguaribe (CE), com o município de Governador Dix-sept Rosado.



É na chapada que se concentra toda a produção de petróleo e gás natural, calcário e cal, além do turismo, através do Lajedo de Soledade, segundo maior sítio arqueológico do país.

A criação do município de São Geraldo cortará Caraúbas de ponta a ponta, desde Umarizal até a divisa com Mossoró, engolindo as 18 principais localidades rurais mais importantes, entre elas Apanha-Peixe, Mariana, Santana, além dos assentamentos Santa Agostinho e Ursulina. Com elas, vai junto quase todo o petróleo, o arroz, a produção de palha e cera de carnaúba, a piscicultura, apicultura e muitas outras riquezas.

A fazenda Maísa foi desapropriada em 2004 para fins de reforma agrária. O maior projeto de assentamento rural do RN luta para se transformar em município. Na extrema do município de Mossoró na divisa com a Maísa, hoje pelo menos 10 mil pessoas se dividem entre as 11 vilas.

FONTE DA MATERIA: blog do robsom pires e da FOTO DA IGREJA : janio melo

Um comentário:

Caubí Torres disse...

Precisamos da história das personaldiades de Soledade. Quem tiver é so mandar para tudodeapodi@hotmail.com e a gente publcia no blog