sábado, 19 de março de 2011

Fetarn espera chuva no dia de São José

Hoje é dia de São José e, segundo a crença popular, se não chover, o ano será de seca. O assessor da presidência da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte, Gilberto Silva, disse que este é o último dia de esperança para o agricultor que ainda não conseguiu sustentar a colheita.
De acordo com ele, o RN está superando as expectativas em relação à quadra invernosa. "Geralmente nos anos considerados normais, as chuvas começam antes dessa data, como vem ocorrendo. As chuvas começaram no início de janeiro e se mantiveram em fevereiro", enfatiza.
Segundo Gilberto, a meteorologia afirma que a chuva vai continuar nesse ritmo até o final de abril, o que garantirá um bom ano de produção. "Na região do Trairi e no Médio Oeste, já existe feijão em floração. Em mais 20 dias está pronto para a colheita", completou. O assessor disse ainda que a lagarta, praga comum para anos de muita chuva, atacou algumas lavouras, forçando os agricultores a replantar as áreas.
Ele lamenta que, como o ano de 2010 foi seco, com perda média de 80% da produção, os bancos de sementes ficaram desabastecidos. Como o Governo entregou a semente com um pouco de atraso, muitos trabalhadores rurais plantaram grãos em vez de sementes. "Isso com certeza terá impacto na colheita", disse.
Gilberto Silva enfatizou que a situação dos pecuaristas é boa. "Com relação à ração animal, as regiões estão abastecidas. Assim como água, que se mantém normal, vez que a maioria dos reservatórios estão preparados para atender às populações até 2012", contou.
A preocupação da Fetarn é com alguns reservatórios de água que já estão com sua capacidade máxima quase atingida. É o caso das barragens Santa Cruz do Apodi e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, que segundo a instituição, pode provocar surpresa nas regiões mais baixas. "Tivemos algumas intempéries, consideradas mais sérias, principalmente entre os municípios de Santa Cruz e Tangará, onde alguns açudes transbordaram e ameaçaram romper", disse Gilberto.
Em respeito à cultura religiosa dos agricultores, a Fetarn enfatiza que é momento de reflexão. "A nossa mensagem é para que os agricultores continuem esperançosos e que mantenham a fé, além da observação empírica nos elementos da natureza", finalizou Gilberto Silva.

Nenhum comentário: