quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

VOLTA A CHOVER NO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE

Ontem choveu pouco na região entre Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado. Também teve chuva fina na região serrana. Na região entre Caraúbas e Angicos, a vegetação está verde. Vários pequenos reservatórios já estão cheios. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emparn) informa que terá chuvas em toda a região Oeste nos próximos dias.
A Emparn cita diretamente os municípios de Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros e Martins. No restante do Estado, a Emparn informa que os dias serão ensolarados. A notícia é boa para a região do Agreste, Trairi e Seridó, na medida em que permitirá que os técnicos trabalhem na recuperação da parede do açude Guarita, em Tangará.
O Guarita teve parte de sua parede danificada pela força das águas na semana passada, quando choveu mais de 220 milímetros na região Agreste. O grande volume de água fez estourar dois pequenos açudes e o Guarita não suportou e transbordou por cima da parede, abrindo uma enorme erosão. A Defesa Civil enviou alerta máximo para seis cidades.
A principal é o município de Boa Saúde. A prefeitura municipal, através de sua assessoria, disse que mantém os prédios de uma escola, um ginásio e algumas residências de alerta para qualquer necessidade de evacuar a parte baixa da cidade. Informou também que o mais prejudicado, no caso, seria uma comunidade rural, onde mora cerca de 100 famílias. Neste caso, seria necessário evacuar.
A Defesa Civil de Boa Saúde informou que o Corpo de Bombeiros mantém vigilância total na região de Tangará e informa qualquer anormalidade na parede do açude Guarita. Ainda conforme a assessoria, o açude acumula cerca de 5 milhões de metros cúbicos de água e no caso de rompimento demoraria cerca de 5 horas para chegar em Boa Saúde, por este motivo não é preciso que o cidadão saia de suas casas, pois haverá tempo de todos saírem num eventual rompimento.
Entretanto, algumas pessoas que moram perto do rio já se mudaram para áreas mais altas, mesmo sendo informadas pela Defesa Civil que o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens, e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) já estão trabalhando na recuperação emergencial da parede do açude. O único risco é se voltar a chover forte. Neste caso, outro motivo para os moradores de Boa Saúde e de outras cidades do Trairi ficarem tranquilos é a notícia da Emparn de que não haverá chuvas nos próximos dias na região.


NOTA DO BLOG: Em Apodi mais precisamente na chapada choveu forte e com trovoadas cerca de 13 miliometros foram registradas na chapada.

Nenhum comentário: