domingo, 20 de fevereiro de 2011

Terminou o horário de verão.

Moradores do Sudeste, Sul e Centro-Oeste já devem atrasar seus relógios em uma hora. À meia-noite deste sábado (19) para domingo (20) terminou o horário brasileiro de verão, em vigor desde 17 de outubro de 2010.
Aderiram à mudança de horário, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Desde 2008, a mudança no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.
A medida, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), visa reduzir a demanda por energia elétrica em horários de pico por meio do aproveitamento da luz solar. Por isso, o período escolhido para o horário de verão no Brasil, assim como em outros países no hemisfério sul, é o segundo semestre, entre a primavera e o verão, quando os dias são mais longos.
Nesta edição do horário de verão, de acordo com dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), resultados preliminares apontam para uma redução de 4,4% da demanda no horário de pico em relação à demanda máxima, o que representa uma redução de 2.376 megawatts.

Nenhum comentário: