segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Chuvas de verão atingem a maior parte do Brasil nesta segunda-feira

A previsão do tempo para esta segunda-feira (20) é de fortes pancadas de chuva do Rio Grande do Sul à região Norte do país. De acordo com o meteorologista Luiz Souza, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a instabilidade será maior no Sul do país.
Saiba mais sobre a previsão do tempo no Brasil e no mundo

Sul
O Rio Grande do Sul terá chuvas mais fortes principalmente na metade do sul do estado, que terá céu encoberto. Nas demais áreas, as chuvas de verão são esperadas. No oeste do Pará e Santa Catarina, a previsão também é de fortes chuvas. Já no leste dos dois estados, haverá sol e pancadas de chuva à tarde.

Na região, a temperatura mínima será de 14º, mais especificamente na Serra Catarinense, e a máxima, de 33º no noroeste do Rio Grande do Sul.

Sudeste

No Sudeste, para a região entre São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, oeste de MG e triângulo mineiro a previsão é de fortes chuvas, mas localizadas. Por outro lado, parte do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste e nordeste de Minas Gerais o dia ficará parcialmente nublado, mas com menor chance de pancadas de chuva. Porém, no Vale do Jequitinhonha, região nordeste de Minas Gerais, a previsão é de chuva de verão.

A temperatura máxima será de 36° no oeste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já a mínima, de 14°, está prevista ao amanhecer na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e na região serrana do RJ.

Centro-Oeste

Calor e pancadas de chuva também são esperados para a região Centro-Oeste. O Pantanal terá a temperatura mais quente do país, com máxima de 37°. As chuvas atingirão com mais intensidade Goiás, o leste de Mato Grosso e o Distrito Federal. A mínima será em Goiás, de 18°.

Norte

Parte da região Norte do Brasil será afetada pelas chuvas de verão. Acre, Rondônia, Amazonas e Tocantins terão tempo nublado e chuvas intensas. Nas outras áreas é esperado pancadas de chuva localizadas.

A máxima será de 35° no norte do Pará, já a mínima será de 20° no sul do estado.

Nordeste

Piauí, Maranhão e o oeste da Bahia terão pancadas de chuva fortes. Já em Pernambuco e Ceará a previsão também é de chuva, porém mais fraca. No litoral, a previsão é de tempo instável entre Alagoas e a o Recôncavo Baiano. Para as outras áreas de Bahia, Alagoas e Sergipe há pequena chance de chuvas. Se acotecer, serão rápidas.

Na região, a temperatura máxima será de 36° no Piauí e mínima, de 16° no sudoeste da Bahia.

Nenhum comentário: