sábado, 11 de dezembro de 2010

AS PRIMEIRAS CHUVAS NA CHAPADA DO APODI MUDA O CLIMA E A PAISSAGEN.

Choveu em quase todos os municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte durante a noite de quinta para sexta e durante o dia de ontem. Entretanto, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMPARN), ainda é muito cedo para se configurar início de inverno. Para os agricultores da região, as primeiras chuvas apenas mudaram o cenário de cinza para verde.
Na região da chapada do Apodi, que sofreu com a intensidade do inverno em 2008 e 2009 e com a seca em 2010, as primeiras chuvas ainda fizeram nascer a "babuja". Os rebanhos bovino e caprino continuam passando por dificuldades para encontrar alimento. Os pecuaristas estão comprando milho na Companhia Nacional de Abastecimento para complementar a alimentação.
Ainda não se pode discutir com relação aos reservatórios. As principais chuvas molharam um pouco a terra, mas não o suficiente para abastecer os açudes. O abastecimento dos rebanhos está sendo feito através de carros-pipa e poços de água salobra nas propriedades. Apesar de desconfiados, os pequenos produtores estão esperançosos quanto a um bom inverno em 2011.
Há poucos dias, o meteorologista Gilmar Bristrot, da Emparn, disse que o inverno no próximo ano será bom e terá início logo no mês de janeiro. O especialista alerta os pequenos produtores para se antecipar na preparação dos terrenos e disponibilidade das sementes. O mesmo vale para os Governos do Estado e dos Municípios que fazem esse trabalho em parceria com os trabalhadores.
Não existe um levantamento de quantos milímetros choveu nas cidades da região Oeste nos últimos dois dias, segundo o secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa. Esses dados são coletados geralmente pelas estações meteorológicas montadas pelos técnicos da Emater nas cidades. Os registros das chuvas estão sendo feitos ainda por quantidade.


2 comentários:

Thiago Vinicius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Vinicius disse...

Vlw Amigo!!!