sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bodódromo,o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina de carne de bode.

No Bodódromo, os turistas podem apreciar o principal prato típico da região: bode assado.No dia 6 de setembro, o Bodódromo completou 10 anos com a fama de ser o maior complexo gastronômico de degustação da carne de bode do mundo. A história se inicia entre os anos de 1988 e 1990, que segundo informações de Isaías Mororó, presidente da Associação do Bodódromo e um dos idealizadores do projeto, marca o início da construção de barracas especializadas em servir a carne de bode e carneiro, na Avenida São Francisco.

Por volta do mês de julho de 1999, o então secretário de obras do município andou sondando os anseios dos vendedores como forma de garantir melhor atendimento à população. “Nós então”, diz Isaías, “propomos ao secretário que a área do antigo campo de futebol do bairro fosse doada para que pudéssemos construir os restaurantes”. Proposta aceita, antes que o ano 2000 chegasse já estava sendo preparado o terreno para a construção do complexo.

Instalado ao ar livre, o espaço de 28350 metros quadrados conta com 10 restaurantes, 22 quiosques, banheiros, churrasqueiras e uma área exclusiva para festas. Os quiosques são bem diversificados, comercializando do artesanato ao lava jato, além de sorveterias, pastelarias, banca de revistas e jornais, salão de beleza e por aí vai...

A prefeitura investiu mais de 800 mil reais no projeto, com o intuito de transformar um centro gastronômico num ponto turístico de Petrolina. Conseguiu. Atraídos pelo apetite, turistas de várias partes do país chegam diariamente ao Bodódromo para apreciar, além do tradicional bode assado, os mais de 20 pratos derivados dos caprinos e ovinos. E muitos se impressionam com a versatilidade das receitas oferecidas pelos restaurantes: nelas, o bode aparece guisado, assado, em espetinho, na buchada, no sarapatel, na pizza...

Por sinal, o único bode que não pode ser degustado encontra-se imponente à frente do Bodódromo, como o símbolo-mor do espaço. Mesmo assim, pedaços da orelha e do chifre direitos foram devorados, provavelmente, pelo tempo. Com mais de dez restaurantes, o local, situado na Av. São Francisco, ainda dispõe de área para shows musicais, quiosques e lanchonetes.

Um comentário:

Lenilson disse...

castelo eu já estive la e tenho a dizer, quem passar por petrolina-pe visite, o lugar é enorme e o bode é muito gostoso.