terça-feira, 14 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010: ONDE VAMOS PARAR.

Francisco Everardo Oliveira Silva corre o risco de ser o deputado federal mais votado do Brasil em 3 de outubro. Não se espante se você não reconhece o nome, nem seus próprios eleitores reconheceriam. Oliveira Silva é conhecido apenas por seu apelido, Tiririca.
Ele aparece em primeiro lugar no conjunto de pesquisas do Ibope sobre a eleição para a Câmara dos Deputados em São Paulo. Como é o Estado com o maior eleitorado, não será surpresa se Oliveira Silva acabar sendo o campeão nacional de votos de 2010.
Se você não tem visto muita TV nas últimas décadas e passou incólume pela propaganda eleitoral até agora, Tiririca é ator e palhaço profissional. Tem 45 anos, lê e escreve, se autodefine como “abestado” e seu slogan é “pior que tá num fica, vote Tiririca”.
Não é uma piada. É um projeto político. Oliveira Silva é candidato pelo PR, em coligação que inclui o PT e o PC do B. Prova da seriedade do projeto é que, até o último dia 3, o partido havia investido R$ 594 mil, oficialmente, na campanha do palhaço. E não deve parar por aí.
Tiririca é o principal puxador de votos do PR, do PT e do PC do B em São Paulo. Se chegar a um milhão de sufrágios, seu excedente de votos elegerá mais quatro ou cinco deputados da coligação. O eleitor vota em Tiririca e pode eleger Valdemar Costa Neto (PR), Ricardo Berzoini (PT) ou o delegado Protógenes (PC do B).
O “projeto Tiririca” é um bom retrato do sistema de coligações que impera nas eleições parlamentares brasileiras – uma salada farta de siglas, conexões improváveis, legendas de aluguel e uma pitada muito pequena de ideologia.
Não é de espantar, portanto, que Tiririca seja o mais lembrado entre os paulistas. Nem de que alguém tenha pensado em usar um palhaço como puxador de votos. Pensando bem, até faz sentido.
Por José Roberto Toledo
O blog comenta: NA POLÍTICA ACONTECE DE TUDO SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DE DAR UM BASTA NESSAS PALHAÇADAS QUE AGENTE VER NA POLÍTICA, O POVO NÃO SUPORTA MAIS, É CANDIDATOS DE TODO JEITO, PESQUIZAS PRA TODO LADO E PROJETOS QUE É BOM NENHUM. CHEGA DE PALHAÇADA. NADA CONTRA AO TIRIRICA, SÓ ACHO QUE POLÍTICA É COISA SÉRIA NÃO DAR PRA BRINCAR DE POLÍTICA.

2 comentários:

Anônimo disse...

LEMBRE-SE QUE A 2ª GUERRA MUNDIAL NÃO FOI EM 1910 COMO VOCE CITA NA HISTORIA DO CRIADOR DO COMPUTADOR. PESQUISE QUNDO FOR DIVULGAR QUALQUER ACONTECIMENTO!......

castelo morais disse...

SOBRE O COMENTARIO ACIMA O AMIGO ESTÁ ENGANADO. O QUE EU DISSE FOI QUE NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A MAQUINA E TODAS AS FOTOS DELA FORAM DESTRUIDAS NUM BOMBARDEIO AÉREO. E NÃO QUE 1910 HOUVE A SEGUNDA GUERRA.