quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAMINHADA CONSCIENTIZA SOBRE A INCLUSÃO

"Viver e não ter a vergonha de ser feliz". Esse foi o refrão entoado pelos participantes da caminhada que encerrou as atividades do VIII Seminário Temático do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, iniciado no dia 21, com o tema "Mobilizar para incluir: a luta pela qualidade de vida no processo de inclusão das pessoas com deficiência". Após saírem da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), os participantes se concentraram na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax).
O evento contou com a participação de representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM), Associação dos Surdos de Mossoró (ASMO) e Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR).
A presidente da Federação Norte-rio-grandense de Associações de Deficientes (FENAD), Lúcia Aquino, comenta que o seminário foi bastante proveitoso, pois os participantes tiveram a oportunidade de discutir, junto ao gerente de Trânsito, Walter Pedro, a questão da acessibilidade.
O presidente da ADVM, Francisco Marconcélio, chama a atenção para a questão da educação social. Para ele, embora existam diversas dificuldades impostas às pessoas com deficiência, a falta de educação com relação aos seus direitos ainda é a maior barreira.

Nenhum comentário: