terça-feira, 21 de setembro de 2010

ÁGUA: Exército anuncia reinício da operação Carro-Pipa em todo o Estado

O Exército Brasileiro anunciou ontem que a Operação Carro-Pipa do Governo Federal, paralisada desde o começo do mês, já está sendo normalizada. Segundo informou a assessoria de imprensa da Força, o Ministério da Integração Nacional realizou na última sexta-feira, 17, a liberação dos recursos necessários para reiniciar a Operação.
Na semana passada, a Prefeitura de Assú encaminhou ofício endereçado à secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, apelando pela continuidade da Operação, que é responsável pela distribuição mensal de 186 pipas de água para 30 localidades rurais.
De acordo com o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Paulo César de Brito, além de reivindicar a sequência da ação emergencial em socorro às populações rurais que mais padecem com a falta de abastecimento hídrico, o prefeito Ivan Júnior havia alertado para o risco de um colapso, caso a ação sofra qualquer espécie de interrupção. "O prefeito externou sua preocupação para o problema social que essa possível paralisação poderá acarretar", observou Paulo Brito.
Uma cópia do documento foi levada a Brasília pelo secretário municipal de Planejamento e Coordenação de Infraestrutura, Antonio Virgílio Ferreira Machado, que foi com a missão de permanecer no Distrito Federal até o final da semana.
Paulo César de Brito esteve na última segunda-feira, 13, em Natal, participando de uma reunião de trabalho no comando Geral do 16° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro para discutir o assunto. O compromisso envolveu representantes dos municípios potiguares beneficiados pela Operação Carro-Pipa.
A comissão de Defesa Civil de Apodi informou que nessa reunião ficou decidido que a Operação seria recomeçada nesta semana, mas só nos municípios que decretaram estado de calamidade pública devido à escassez de chuvas e ainda assim com 50% de sua força, pelo menos até o mês de outubro.
Ontem, a assessoria de imprensa do Exército em Brasília informou que a situação foi sanada ainda na sexta-feira, 17, e, provavelmente, ainda nesta semana, a Operação será retomada.

OPERAÇÃO CARRO-PIPA
Para atender as 186 localidades rurais do município de Assú, a operação Carro-Pipa custa ao Governo R$ 150 mil. No Estado do Rio Grande do Norte são atendidas 1.996 localidades. O volume de recursos necessários para 30 dias de Operação é da ordem de R$ 1.680.000,00. FONTE : DE FATO

Nenhum comentário: