terça-feira, 10 de agosto de 2010

SERVIDORES FAZEM PROTESTO POR SALÁRIOS

Cerca de 150 servidores da rede municipal de saúde de Felipe Guerra farão hoje uma greve de advertência de 24 horas cobrando salários atrasados do prefeito Brás Costa. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde na região, João Morais Pereira, informa que o prefeito alegou que o Município está em crise.
A paralisação será coroada com protesto na entrada da cidade, em frente à Unidade Integrada de Saúde. João Morais disse que os salários vêm sendo atrasados pelo prefeito desde 2009. "Ele nunca paga conforme determina a legislação brasileira, ou seja, até o dia 5 do mês seguinte. É sempre muito tempo depois", disse.
No caso do mês de maio, o salário foi pago no dia 24 de junho. Já, o salário de junho foi pago no final de julho. "O mês de julho terminou, hoje já é 10 de agosto e nada. Na verdade, o tesoureiro da Prefeitura, de nome Fagner, fez um acordo com os servidores da saúde para pagar aos poucos todo dia 10, mas descumpriu esse acordo e agora não dá mais", explica João Morais.
O presidente do sindicato da categoria disse que sempre que procura o prefeito Bras Costa para saber o que estava acontecendo, este informa aos servidores que a Prefeitura está em crise financeira e não tem como pagar aos servidores do Município. "Não podemos acreditar que o Município rico em royalties esteja sem dinheiro para pagar seus servidores", diz.
João Morais acrescentou que "vamos fazer um levantamento sobre o faturamento do Município nos últimos cinco anos. Já entramos em contato com o órgão federal que vai fazer o levantamento preciso junto ao Tesouro Nacional. O que ocorre é falta de gerenciamento com os recursos públicos", destaca o presidente João Morais Pereira.
O sindicato dos servidores informou que já denunciou o descaso do prefeito Bras Costa na Promotoria de Apodi. "A Promotoria até agora não chamou nem sindicato e nem a Prefeitura para negociação. Nós vamos à Promotoria de novo saber por que o processo está parado", diz o presidente do sindicato, que representa servidores da saúde também de outras 27 cidades.

Nenhum comentário: