sábado, 14 de agosto de 2010

QUEIMADAS LEVAM ACRE A DECRETAR ESTADO DE ALERTA AMBIENTAL.

Com 246 focos de queimadas registrados neste sábado (14), o Acre está em alerta ambiental. De acordo com o governo do estado, a quantidade de focos cresceu 123% em comparação a 2008 e 587% em relação ao ano passado.

O decreto de alerta ambiental, assinado pelo governador Binho Marques, seguiu recomendações do Comitê de Gestão de Riscos Ambientais. Até segunda ordem, estão proibidos desmatamentos e queimadas no estado.

Em 2005, o Acre registrou 22.948 focos de calor e um recorde de incêndios florestais, com prejuízos para a biodiversidade e a fertilidade dos solos e a destruição de linhas de transmissão de energia elétrica.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os satélites registram hoje em todo o país, 12.629 focos de queimadas, a maioria nas regiões Norte e Centro-Oeste. Só no Pará, são 4.100 focos.

A previsão de ausência de chuvas, o clima seco e os ventos podem agravar a situação nos próximos dias.
Por Luana Lourenço , da Agência Brasil

Um comentário:

Daniella disse...

Reportagem muito interessante..
uma prova de tudo isso é qndo sobrevoamos a região norte...a visao do solo é uma missão quase impossível!o proprio piloto da aeronave explica o porque de não consiguirmos ver a terra...
o fim da tarde aqui nessa região é surpreendente...o céu parece estar nublado o tempo todo, uma névoa de fumaça nos cobre toda hora!
depois te mando umas fotos do amanhecer e entardecer nessa região...
mtas saudades....
o blog esta lindo!!
bjus!