quinta-feira, 26 de agosto de 2010

C U R I O S I D A D E 26

VOCÊ SABIA QUE...
... As indesejáveis manchas roxas e os galos causados por pancadas podem ser evitados, desde que no momento da batida alguns cuidados sejam tomados. Os hematomas acontecem porque a força da batida rompe pequenos vasos ou veias e o sangue que escapa sob a pele forma as manchas. O segredo é promover o estancamento desse sangue antes que a mancha seja formada.
“Ao invés de correr atrás de cubos de gelo e pomadas, basta pressionar o local atingido com as duas mãos, com força, por três ou quatro minutos”, afirma o cirurgião vascular Kasuo Miyake. Mesmo que o gelo seja uma boa opção, já que causa o resfriamento dos vasos rompidos, que se fecham, só o tempo gasto para retirá-lo da fôrma já favorece o sangramento. Além disso, ninguém consegue ficar com uma pedra de gelo por quatro minutos sobre a contusão: ou a pedra derrete, ou dói muito. “Pressionar impede que o sangue saia dos vasos e entre em contato com a gordura, o que causa a dor”, afirma o médico. É importante lembrar que esses minutos devem ser acompanhados com o relógio e a mão não deve ser retirada, nem a pressão aliviada, pois isso libera o sangue para formar a mancha.
Caso o hematoma já esteja formado, é aconselhável colocar compressas de água quente 24 horas depois. “Elas aliviam a mancha por dissiparem o coágulo de sangue,” afirma o cirurgião vascular Marcelo Bello, do Hospital e Maternidade Neomater, de São Bernardo. Nesses casos, também é aconselhável o uso de pomadas.
Idosos – Os idosos têm as paredes dos vasos sangüíneos mais frágeis, assim qualquer traumatismo causa o seu rompimento e o sangue escapa, gerando o hematoma. O conselho de Bello é que as pessoas com mais idade ingiram maior quantidade vitamina C, que diminui essa fragilidade.

Nenhum comentário: