segunda-feira, 19 de julho de 2010

‘Estou disposto a entrar nessa conversa’, diz Lula sobre Copa em SP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (19), durante a cerimônia de assinatura da medida provisória destinada a facilitar as ações ligadas ao Mundial de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016, que está disposto entrar nas negociações para resolver o impasse em torno do estádio que irá abrigar os jogos da Copa 2014 em São Paulo.
Lula criticou o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), por ficar “brigando pela imprensa” e não ter chamado os envolvidos para uma conversa.
“Eu, sinceramente, não consigo imaginar uma Copa do Mundo no Brasil sem ter São Paulo como um dos cantinhos em que os atletas vão jogar bola”, afirmou. “Estou disposto a entrar nessa conversa, acho que o governador já deveria ter chamado todos os envolvidos para conversar, para encontrar uma solução e não ficar brigando pela imprensa, porque o tempo urge”, complementou Lula.
O presidente também disse esperar que prefeitos e governadores colaborem para que a prestação de contas dos recursos liberados para obras dos jogos seja realizada corretamente no Portal da Transparência.
“Nós fizemos o Portal da Transparência para que todo mundo saiba onde foi gasto cada centavo. Espero que cada governador e cada prefeito faça a sua parte. Eu só posso prestar conta do governo federal, para a gente não ter que ficar prestando conta a gente que está torcendo para não dar certo”, disse Lula.
Morumbi ou Piritubão
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, em entrevista coletiva depois do discurso de Lula, disse que o governo de São Paulo vai reunir na próxima quinta-feira (22), representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), representantes do São Paulo Futebol Clube e das outras partes ligadas ao tema para definir o impasse em torno da escolha do estádio. Silva também lembrou que o impasse em torno do estádio impede o planejamento e a realização de uma série de ações de infra estrutura.
“Espero que a decisão seja rápida. Cada dia que nós perdemos na escolha do estádio da Copa em São Paulo pode significar o encarecimento das obras. Há uma série de investimentos que virão a partir daí”, afirmou Silva, evitando entrar na polêmica sobre a escolha do Morumbi ou Piritubão - o estádio do São Paulo foi vetado pela FIFA e cogita-se a construção de um novo no bairro de Pirituba, na capital paulista.

Nenhum comentário: