sexta-feira, 23 de julho de 2010

C U R I O S I D A D E 16

VOCÊ SABIA QUE...
... A mandioca é uma raiz de casca rugosa, de cor marrom e de poupa branca ou amarelada. A cultura da mandioca é tipicamente tropical e está ligada à própria história do Brasil. Embora seja pobre em proteínas, a mandioca tem sido consumida no Brasil desde a época da Colônia. Usada de diversas maneiras, como no preparo de pães, farinha, cuscuz, polvilho ou como acompanhamento de outros pratos, principalmente carne. Há dois grandes grupos de mandioca: a mandioca-mansa ou mandioca-doce e a mandioca-amaraga ou mandioca-brava. Essa divisão se baseia na qualidade de ácido cianídrico (uma substância venenosa) que cada variedade contém. A mandioca-doce, também conhecida como aipim ou macaxeira, não é tóxica, sendo, portanto comestível. A mandioca-brava é tão tóxica que sem o tratamento adequado para eliminar o veneno, pode até matar. De qualquer maneira, as duas variedades podem ser aproveitadas em forma de farinha e goma, como o polvilho e a tapioca. Por baixo da casca rugosa da mandioca (que sai com facilidade) há outra película, mais resistente e por baixo desta, fica o miolo, que é a parte comestível. No centro do miolo há uma parte dura, que lembra o pavio de uma vela.
Variedades de mandioca:
. Vassourinha: pequena e fina, com miolo bem branco. Cozinha rápido e por igual
. Amarela ou gema: tem casca carnosa e miolo amarelado, que fica mais escuro quando cozida. Também cozinha rápido.
. Cuvelinha: fácil de ser cultivada, é uma das variedades mais apreciadas.
. Manteiga: pequena e bastante tenra, tem sabor muito agradável.
A mandioca é uma boa fonte de calorias e contém grande quantidade de vitaminas do complexo B. Além disso, possui vários sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Tem poucas proteínas e quase nenhuma gordura. Por conter muitas calorias, dever ser evitada por quem está fazendo regime para emagrecer. Também não é recomendada para os diabéticos, pois contém muito hidrato de carbono.
Antes de comprar a mandioca, corte um pedaço para ver como está o miolo. Ele tem que apresentar uma cor uniforme, sendo todo branco ou todo amarelo, conforme a variedade. Não compre mandioca que tenham manchas escuras na ponta ou no miolo. A polpa deve ser um pouco úmida e a casca tem que se soltar com facilidade. Para saber quanto comprar, calcule 1/2 kg para cada 4 pessoas.
A mandioca se estraga com muita facilidade. O ideal é consumi-la logo após a compra. Mesmo quando as raízes estão inteiras, não se deve guardar a mandioca por mais de dois dias. Descascada e partida, conserva-se um pouco mais, desde que colocada na geladeira, numa vasilha cheia de água. A única maneira de conservá-la por meses é colocá-la no congelador. Embrulhe a mandioca crua e descascada em saco plástico, antes de guardá-la.

Nenhum comentário: