segunda-feira, 19 de julho de 2010

C U R I O S I D A D E 12

VOCÊ SABIA ? QUE...
...
O Brasil já foi considerado a “Terra dos Papagaios” (Brasília sive terra papagallorum) nos primeiros anos pós-descobrimento, pois existem no nosso território 72 espécies de psitacídeos sendo considerado o país mais rico de riqueza de espécies. Podemos citar alguns representantes populares da ordem Psittaciformes os periquitos, papagaios, araras e maracanas. Esta ordem possui características muito marcantes que facilitam seu reconhecimento imediato, como bico curto, alto, recurvado de base larga, arredondado, maxila bem móvel articulada ao crânio, língua grossa, sensível e riquíssima em papilas gustativas. Na natureza são facilmente camufladas (geralmente são verdes) e ao utilizar os estratos mais altos da vegetação destacam-se entre as aves mais difíceis de serem observadas. Os psitacídeos são “adorados” pelo seu companheirismo, temperamentos e pela sua habilidade de imitar a voz humana e também são odiados pelos impactos que causam na agricultura.
A extinção de muitos psitacídeos é provocada pelos seus tráficos ilegais e pela fragmentação dos seus habitats, ocasionados pelo avanço da fronteira agrícola e pela pressão da ocupação humana. Devemos ressaltar que a retirada desses psitacídeos de seu habitat natural para serem mantidos em gaiolas relativamente pequenas e submetidos a dietas e cuidados inadequados, expõe essas aves a muitos problemas de saúde. Por estas razões criadores devem estar atentos às suas nutrições, pois as deficiências nutricionais são as causas mais comuns de doenças em psitacídeos domésticos.
Concluiu-se erroneamente que essas aves necessitam de dietas mais energéticas em cativeiro, sem levar em conta as diferenças no grau de atividade e oferta de alimentos nos dois ambientes.
Em cativeiro, as aves não têm grande atividade física e o excesso de alimento é acumulado em gordura nos seus organismos podendo gerar doenças como também comprometer nas suas reproduções. Mesmo assim a reprodução em cativeiro não é tarefa fácil, pois além da necessidade de uma dieta balanceada, só ocorrerá a copula se o manejo atender suas necessidades etiológicas básicas, como também é imprescindível a formação casais compatíveis.

Nenhum comentário: