domingo, 30 de maio de 2010

MEL É TRANSFORMADO EM COSMÉTICO NAS MÃOS DE ASSENTADOS


O mel de abelha que é usado como alimento e até como medicamentos, agora está sendo transformado em cosmético pelas mãos de mulheres do assentamentos santo Agostinho distante 15 km do município de Caraúbas.

Os produtos que fazem sucesso na região começam a ganhar as principais feiras do nosso pais. são sabonetes, creme para barbear, óleo, praticamente uma linha completa para cuidar da pele e do rosto.

¨Nós já levamos os produtos pra Brasília, Rio de Janeiro, alem de outras feiras do rio grande do norte, como pau dos ferros, Caraúbas¨ diz a pedagoga e coordenadora do projeto Maria Isabel da Costa.

ela explica que o grupo utiliza parte do mel produzido por trinta ( 30 ) coméias existentes no assentamento.

A fabricação é artesanal e conta com a participação de cinco mulheres que receberam treinamento específico através do projeto Dom Hélder Câmara, em parceria com a ATOS e a fundação dos trabalhadores na agricultura do estado ( FETARN )

Alem da produção dos cosméticos, o projeto Dom Hélder assessora 31 famílias a trabalhar na captura e c manutenção de coméias, higienização e administração de tudo que é beneficiado a partir do MEL.

No caso da fabricação dos cosméticos, as mulheres assumiram a função por identificação com os benefícios que o mel pode trazer para a beleza.

Nós usamos o que fabricamos, os produtos são cheiroso e muito bons para a pele diz a assentada Aline Sandra.

No assentamento Santo Agostinho, a produção é limitada, feita com base nas encomendas. apesar de baratos, já que o preço varia de R$ 2,00 a R$ 8,00, os produtos ainda não entraram no mercado local.

Só lembrando que Apodi é o segundo maior produtor de mel do país.

Mais uma prova que a agricultura familiar da certo.

PARABÉNS.

Um comentário:

julio macedo - gov dix sept rosado disse...

parabens castelo pela forma de suas postagens , continue assim divulgando o nosso sertão tão sofrido. desta forma você estará sendo acima de tudo um forte nordestino. não entre nessa onde dos outros blogs não. só politica, politica, politica.
valeu tô torcendo por vc.